Qual a importância das plaquinhas de identificação pet?

Todos que têm um pet como amigo sabem o quanto é doído quando os nossos bichinhos fogem ou se perdem, por isso não podemos subestimar a importância das plaquinhas de identificação, principalmente para cães e gatos. Elas são uma verdadeira mão na roda para localizar nossos amigos de quatro patas. 

 

As placas de identificação, ou “tags”, podem ter vários tipos e modelos, e são facilmente encontradas em lojas especializadas em produtos pets. Nelas o dono coloca o nome do animal na frente e seu nome e dois contatos de telefone no verso.

 

É altamente recomendado que o animal utilize sua plaquinha de identificação em todos os momentos, inclusive dentro de casa, uma vez que nunca se sabe quando pode ocorrer uma fuga ou perda do animal.

 

Para cães, é crucial evitar o uso de enforcadores para fixar a placa de identificação, pois isso pode causar sufocamento caso o animal fique preso em algum lugar. Opte por utilizar uma tag em coleiras confortáveis e seguras para seu animal de estimação. No caso dos gatos, é especialmente indicado o uso de coleiras mais flexíveis, a fim de evitar ferimentos em caso de fuga.

 

Não pense que é só em caso de fuga que as tags ajudam nossos bichinhos, mas também em momentos de emergência. Colocar informações como, idade – ou ano de nascimento, raça e até as vacinas que o pet já tomou, podem ser vitais para que o médico-veterinário possa oferecer o melhor atendimento para o peludo. E se alguém encontrar o animalzinho nessas situações, ter as informações corretas pode fazer toda a diferença para ajudar o bichinho em apuros.

 

Verifique regularmente se a plaquinha de identificação está em boas condições, e com as informações legíveis. Caso seja necessário, é recomendado realizar a substituição da plaquinha por uma nova. Além disso, é fundamental que a tag esteja bem presa à coleira para evitar a perda.

 

ATENÇÃO: Embora a etiqueta de identificação seja uma ajuda valiosa para localizar um animal perdido, é aconselhável que o proprietário inicie a busca nas primeiras horas após o desaparecimento. Ações como distribuir cartazes pela área local e compartilhar a situação nas redes sociais podem ser de grande auxílio na localização do animal.

 

Quando o assunto é a segurança dos nossos bichinhos não dá pra vacilar. Não importa se é uma tag colorida, engraçadinha ou com um design fofo, o importante é que ela esteja lá, pendurada na coleira, mostrando que o bichinho tem uma família que o ama e se importa muito com o seu bem estar.

*Com informações de Hund Denmark 

Veja Também