O peso é um dos fatores mais importantes para que os animais tenham uma vida longeva. Evitar a obesidade, então, é uma das prioridades – afinal de contas, pets obesos podem sofrer diversos problemas de saúde ao longo da vida.
Toda essa preocupação cria diversas dúvidas para os donos, e para sanar algumas questões, conversamos com Fabiana Pozzuto Poppi, mestre e doutoranda em Cirurgia Veterinária pela UNESP/FCAV, além de proprietária da Clínica Veterinária PoppiVet em Campinas (SP).
1) Quando um animal de estimação é considerado obeso?
Um animal é considerado obeso quando seu peso estiver 15% ou mais acima do ideal.
2) Como prevenir?
Cães e gatos adultos devem ser alimentados de maneira que permita a manutenção do peso ideal. Petiscos em excesso, por exemplo, são um acréscimo calórico que deve ser evitado. Sempre consulte um médico-veterinário que possa informar o peso ideal do seu pet.
3) Como fazer o animal perder peso?
O uso de dietas com baixos teores de gordura é recomendado, bem como alimentos contendo fibras, por reduzirem ou retardarem a sensação de fome. Exercícios e suplementos específicos também são muito importantes para a perda de peso.
4) O tratamento muda caso o animal obeso conviva com outros que não são?
O ideal é que cada pet se alimente conforme suas necessidades, levando em consideração a fase da vida, enfermidades e escore corporal. Em uma mesma casa, pode haver filhotes, adultos, idosos, obesos, diabéticos, insuficientes renais, hepatopatas, etc. Vale lembrar que qualquer tipo de dieta específica deve ser prescrita por um médico-veterinário, bem como a quantidade e frequência de refeições.