Os pequeninos Porquinhos-da-índia são mamíferos roedores, naturais da América do Sul. Ótimos animais de estimação, adoram carinho e interagem bem com seus donos e todas as pessoas ao redor. Porém, como todo mamífero, exigem cuidado para o não surgimento de pulgas e piolhos.
Estes animaizinhos raramente pegam pulgas, mas, vez ou outra, podem ser atormentados por este mal da mesma maneira que cães e gatos. Se o seu pet começar a se coçar mais do que o habitual, verifique seu pelo e esteja preparado para lidar com o problema de maneira proativa.
O tipo de pulga que costuma atacar os Porquinhos-da-índia é a pulga do gato, cujo nome científico é Ctenocephalides felis. “É possível ver as fezes das pulgas, que são pequenos pontos pretos, na pelagem. Em infestações muito grandes é comum ver, inclusive, pulgas no bichinho”, conta a veterinária Anna Carolina Gomes Neves, autora do livro O Manual dos Porquinhos da Índia.
O ato de coçar, combinado com as lesões da picada, podem causar lesões na pele. Em um caso muito sério, seu animalzinho pode até desenvolver anemia por conta da infestação.
Já os piolhos são mais difíceis de serem vistos do que as pulgas, mas também causam muita coceira, estressam o bichinho e podem causar perda de peso e ferimentos. É importante saber que os piolhos que parasitam os Porquinhos-da-índia, assim como os ácaros-da-sarna, são considerados de acolhimento específico. Ou seja, necessitam do porquinho para sobreviver e não são transmitidos aos humanos.
Se suspeitar que seu Porquinho-da-índia está infectado por pulgas ou piolhos, leve-o imediatamente ao veterinário, que poderá receitar o medicamento mais seguro para o tratamento, de acordo com o peso do animal. “Medicamentos dados em doses erradas podem até intoxicar o bichinho”, avisa Anna.
Prevenção
A melhor maneira de garantir que seu pet não seja atormentado por pulgas é manter sua casa limpa e se certificar de que outros animais domésticos não estejam carregando estes parasitas. Cheque também regularmente a pelugem de seu Porquinho-da-índia.
No caso dos piolhos, para evitar a contaminação, é importante comprar feno de boa qualidade e evitar o contato com porquinhos contaminados.
Quer mais dicas de como cuidar bem do seu dentucinho? Então, leia esta reportagem aqui no Portal Melhores Amigos e prepare-se para enchê-lo de amor.