A doença inflamatória do ouvido, também conhecida como otite, é um dos diagnósticos mais comuns dos cães nas clínicas veterinárias. Essa infecção causa grande desconforto e mau cheiro na orelha do animal.
Mas qual é a causa, e como o tutor pode prevenir isso?
Existem três tipos principais de otite, que são classificados com base na parte do ouvido que é afetada, sendo a mais comum a inflamação externa.
Já a otite média ocorre quando uma infecção do ouvido externo leva à ruptura do tímpano e à propagação para o ouvido médio, já a interna é quando a otite média se torna suficientemente grave para se estender até ao ouvido interno.
Quem possui pet que frequenta piscinas ou praia com frequência são aqueles que mais precisam estar atentos. Seque muito bem as orelhas do seu pet. Um canal auditivo quente e úmido é um ambiente ideal para o crescimento anormal de bactérias, que podem causar infecções.
Também é importante não introduzir produtos inadequados para a limpeza do ouvido do pet, ou adentrar o canal auditivo com hastes flexíveis (os famosos cotonetes) ou outros objetos. Isso porque, além de manter as orelhas sequinhas, a limpeza inadequada também pode proporcionar inflamações. Utilize um pano macio ou bolas de algodão, sem introduzi-los na parte interior do ouvido do animal.
Raças mais suscetíveis
Qualquer cão pode apresentar quadros de otite, mas algumas raças podem ser mais suscetíveis como o shar pei – que possuem canais auriculares estreitos, os poodles com canais auriculares peludos e os spaniels, que possuem orelhas longas e caídas.
Alergias, infecções repetidas ou de longa duração, tumores ou pólipos no canal auditivo também são alguns fatores que podem causar as temidas otites
É importante observar alguns sinais de desconforto que o cão apresenta, como agitação da cabeça, se ele costuma esfregar muito as orelhas, feridas ou vermelhidão na área e odores fortes nos ouvidos. Os cães com otite média podem mostrar alguns dos sinais de otite externa, como dor ao abrir a boca, perda de audição, falta de apetite e inclinação da cabeça.
As infecções dos ouvidos podem ser bastante dolorosas para os cães, e podem causar até a perda de audição. Se o seu pet apresentar algum dos sintomas acima, é importante levá-lo ao veterinário para que ele faça alguns exames e indique o melhor tratamento.
Ou seja, por mais que a doença seja comum em cães, isso não significa que eles precisem sofrer silenciosamente. Saber como cuidar devidamente dos ouvidos do seu pet é uma ótima forma de reduzir o risco de infecções dos ouvidos, além disso, o tutor também pode contar sempre com auxílio do médico-veterinário de confiança.