Já ouviu falar de gato que ama água? Por incrível que pareça, eles existem sim, e a raça dos van turcos é um exemplo. Inteligente, ativo, amoroso, com uma pelagem sedosa, de comprimento médio e fácil de cuidar, esse é o “gatinho nadador”.
Venha conhecer um pouco mais sobre essa raça linda e ainda pouco conhecida no Brasil.
De origem turca, seu nome é uma homenagem ao lago Van, localizado nas montanhas da região oriental da Anatólia na Turquia, onde a raça foi registrada pela primeira vez em meados da década de 1950.
De lá, passou a ser criada nos Estados Unidos em 1982, quando o reconhecimento desse padrão felino ainda era recente: a Associação Internacional de Gatos só a reconheceu em 1979 e, por enquanto, essa raça não é muito comum no Brasil. Na verdade, é rara até mesmo em seu país de origem.
Dado a um fator genético que atribui manchas brancas na pelagem, o van turco, turco van ou em inglês turkish van é um gato colorido com grandes manchas brancas. Geralmente elas ficam na cabeça e na cauda, mas podem aparecer também em outras regiões do corpo, sendo um tom avermelhado e laranja os mais comuns.
Sua altura varia entre 23 a 27 centímetros, e costumam pesar entre 4 até 6 quilos na sua fase adulta. Seus olhos podem ser azuis, amarelos ou um de cada cor, pois a heterocromia (condição genética que leva o pet a ter um olho de cada cor) é extremamente comum nessa espécie! Além do mais, esses felinos possuem uma paixão imensa pela água, inclusive são exímios nadadores.
Comportamento
Muitas vezes esse gatinho pode parecer ligado no 220 volts, pois ele tem muita energia. Adora saltar, escalar, correr e brincar, tanto com o dono quanto com brinquedos ou outros pets.
Mas atente-se: quem conhece o van turco diz que os humanos podem até serem os provedores de alimento da casa, mas quem manda é ele!
O van turco é um gato muito saudável, e tem uma expectativa de vida alta, de 13 a 17 anos, mas assim como muitos felinos, ele têm o potencial para desenvolver problemas genéticos de saúde, então é fundamental levá-lo regularmente a consultas com seu médico-veterinário de confiança e certificar que ele está com a vacinação em dia.
Oferecer uma alimentação de qualidade e nutritiva, além de manter o peso adequado do pet é uma das formas mais fáceis de proteger a sua saúde em geral.
Antes de adotar ou comprar um pet, busque sempre lugares com boas referências para ter certeza de que todos os animais são bem tratados.
Fonte: Vet Street