Look felino: os gatos devem ser tosados?

É muito comum observar por aí diferentes looks, cortes e penteados de cãezinhos de todas as origens e raças. Inclusive, alguns cachorrinhos se rebelam contra os montes de adesivos grudados em suas testas. Porém, a pergunta que não quer calar é: gato também precisa de tosa?

“A tosa é recomendada, de modo geral, para a maioria das raças quando há uma necessidade específica, por exemplo, quando o animal apresenta algum ferimento, ou se algum produto cair sobre seus pelos,” esclarece Gelson Genaro, professor do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, especialista em bem-estar felino.

É verdade que tosar os pelos felinos não é um hábito tão difundido quanto o corte dos pelos dos cães. Porém, a tosa higiênica ─ que consiste em aparar os pelos da região perianal – pode ser uma ótima aliada para prover bem-estar para o seu bichano de pelo longo nos dias de calor e na hora de ir ao banheiro.

Por outro lado, o ato de escovar os pelos é extremamente benéfico para a pelagem e para o trato digestivo dos animais, sendo um dos cuidados que não podem faltar na rotina dos tutores de gatos. “A escovação deve ser feita regularmente, especialmente para animais com o pelo longo. Algumas raças exigem esse procedimento com elevada frequência”, conta Gelson.

Gatinhos de pelo curto podem ser escovados uma vez por semana; já os de pelo médio a longo e, principalmente, os persas, devem receber escovadas diárias para evitar nós, emaranhados e sujeira nos pelinhos.

Portanto, antes de sair dando uma de Celso Kamura no seu amado gatinho, consulte um profissional para identificar quais os cuidados mais apropriados para o seu rebento felino.

 

 

Por: Paula Soncela
Veja Também