Muitas pessoas têm dúvidas quanto a limpeza do aquário. Incertezas que vão desde como devo limpar, de quanto em quanto tempo deve limpar, até quais produtos e quais passos devo seguir para a limpeza do aquário. “Dicas simples são capazes de facilitar e ajudar as pessoas na hora da limpeza do aquário e manter a qualidade de água boa fazendo com que os peixes e as plantas tenham muito mais qualidade de vida mantendo seu aquário sempre bonito e vistoso”, garante Renato Leite Leonardo, médico veterinário responsável pela DoctorFish- Soluções em Aquarismo e Veterinária.
Para começar, explica Renato, o aquário deve ter a manutenção feita pelo menos uma vez por semana, essa é uma boa frequência e já muito utilizada pelos especialistas nesse ramo. “Mantendo essa frequência o seu aquário não vai ficar muito sujo e alguns passos já serão suficientes para a limpeza do aquário”, garante.
Deve-se começar passando uma esponja, que deve ser de uso exclusivo para o aquário, nos vidros do mesmo, diz o veterinário. A esponja deve ser passada em todas as 4 faces do aquário, frente, trás e laterais, tomando cuidado para não machucar, ou até mesmo quebrar as plantas.
Logo após, é preciso filtrar o fundo do aquário com a ajuda de uma mangueirinha ou um outro equipamento. “É importante tentar sugar todos os detritos que você conseguir, cuidando para que a água não abaixe muito mais do que um terço do volume total do aquário”, alerta Renato. “Caso consiga sugar todos os detritos antes de abaixar 1/3 do volume, continue tirando a água até atingir esse volume”.
Após esse processo é só voltar a encher o aquário com água limpa e tratada e pronto, a manutenção do aquário está feita, garante Renato.