Aquários merecem atenção e dedicação. Uma pequena ruptura no equilíbrio do ambiente pode gerar situações que, se não forem percebidas e tratadas a tempo, comprometam a saúde e vida dos peixes.
Um caso de cenário quase fatal é a hidropisia. Trata-se do acúmulo de fluídos na região abdominal do peixe. As causas da doença costumam ser infecções bacterianas.
“É uma doença grave e praticamente fatal para os peixes. O tratamento é feito por meio de antibióticos, mas raramente salva o peixe. O caminho é a prevenção, evitando que o peixe contraia infecções através de ferimentos ou má qualidade da água”, explica Alberto Bacelar, aquarista da Aquashow – Aquários Ornamentais.
Bacelar relata que casos de hidropisia são mais comuns em peixes de água doce. Ele reforça que manter os ambientes dos aquários com qualidade de luz e água é um bom caminho para evitar e controlar a doença.
“Deixar o ambiente do aquário o mais próximo possível do seu ambiente natural, diminuem as chances do peixe se machucar e contrair uma infecção. Aliado a isso, aquários com manutenção inadequada proporcionam condições para contaminações de seus habitantes”, encerra Bacelar.