A gastrite em cães é uma enfermidade muito comum nas clínicas veterinárias. A doença esta associada a uma alimentação indesejada e/ou imprudente ou com a ingestão de algum corpo estranho. Também pode ter origem em processos virais (parovirose/cinomose), bacterianos e pancreatite.
O médico-veterinário Pablo Monteiro, do Hospital Veterinário, Pet Shop & Hotel Sena Madureira, explica que o tratamento para a gastrite deve ser individualizado. “Baseado nos sinais e sintomas clínicos que o paciente vir a apresentar em um exame físico”, explica Monteiro.
Também é possível e indicado a realização de exames complementares como hemograma e ultrassom abdominal.
O tratamento é feito com controle alimentar, protetores de mucosa gástrica, analgesia, antieméticos e até mesmo antibióticos.
Monteiro ressalta que a alimentação será o principal alicerce para que o seu animal não adquira uma gastrite. “Não podemos deixar que o cãozinho tenha acesso a comidas gordurosas, principalmente as nossas, que costuma vir temperadas e cheias de condimentos”, diz.
Para finalizar, o médico-veterinário afirma que é sempre indicado optar por uma ração de alta qualidade e balanceada e que é importante consultar um veterinário para saber qual a ração mais apropriada para o seu cão.