Como em qualquer outro setor da economia, as empresas do mercado pet precisam acumular conhecimento e experiência para se desenvolver.
É por isso que o Instituto Pet Brasil (IPB) criou o PDI Pet – Programa de Desenvolvimento e Inovação das Empresas do Setor Pet. O programa foi desenvolvido para aumentar a competitividade das empresas brasileiras tanto no mercado interno quanto nas exportações, e é uma parceria do Instituto Pet Brasil com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Um dos motivos para criação do programa é o tamanho do mercado brasileiro e seu potencial. Ele movimentou R$ 34,4 bilhões em 2018, alta de 4,6% frente a 2017, quando o faturamento final foi de R$ 32,9 bilhões. Os números são do próprio IPB. Para efeito de comparação, esse volume representa 0,36% do PIB, fatia grande o suficiente para superar os segmentos de utilidades domésticas e de automação industrial.
Dessa forma, o Brasil figura como segundo principal mercado pet do planeta, com participação de 5,2%, enquanto Reino Unido e a Alemanha o acompanham de perto, com participação de 4,9% cada. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 40% do faturamento de varejo do setor, em escala global.
Em 2018, o segmento de Pet Food teve participação de 46,4% no faturamento, seguido por vendas de animais (12,8%), produtos veterinários (11,1%), serviços gerais (10,2%), serviços veterinários (9,7%), Pet Care (higiene, beleza, equipamentos e utilidades), com 6,4%, e comércio eletrônico (3,5%).
Como funciona
As empresas membros do Instituto Pet Brasil participam de maneira 100% remota, em uma plataforma segura e confiável. “Os participantes têm acesso aos painéis de mercado e demais conteúdos a qualquer hora, sem prazo de validade. Além disso, o investimento é feito apenas para atender exigências do programa, que variam de acordo com o nível de maturidade da companhia”, comenta a diretora-executiva do Instituto Pet Brasil, Martina Campos. Todo tipo de negócio da cadeia pet pode participar, seja ele um pet shop, indústria, distribuidor, clínica ou hospital veterinário, hotel, creche, criador ou aquicultor.
O PDI Pet foi estruturado em três pilares: capacitação, reciclagem e melhoria contínua das companhias. Cada pilar está dividido em quatro áreas de especialização: inteligência de mercado, marketing, e promoção de negócios e imagem.
“Dessa forma, é possível participar de painéis regulares e obter acesso a dados de mercado e monitoramento de desempenho. Os participantes também potencializam seus negócios por meio de ações de comunicação e promoções setoriais direcionadas ao seu público-alvo”. O Instituto Pet Brasil também organiza encontros e divulga as companhias por meio de ferramentas como o portal da entidade, eventos e outras ações.
As empresas interessadas podem obter mais informações e efetuar cadastro em pdipet.com.br