Não se deixe enganar pelo seu ar de herói da Marvel. O macho da espécie Agama agama, da família Agamidae, é marrom de noite e, de dia, fica com a cabeça vermelha e corpo azulado, como o Homem-Aranha. Já a fêmea é totalmente amarronzada. O habitat natural do réptil é a savana e ele é bastante comum no continente africano. Hoje em dia, o Agama também é criado em cativeiro.
Ter este simpático lagarto em casa exige do dono uma série de cuidados. Para mantê-lo em cativeiro, é necessário ter muita atenção com a temperatura, umidade, iluminação e alimentação. O bichinho alimenta-se de ração, vermes, insetos, crustáceos, larvas, flores, frutas, legumes, folhagens e até mesmo ovos, peixes e anfíbios pequenos. É recomendável também que seja criado em um recinto amplo. A medida de 1,2 metro de largura por 50 centímetros de altura é o tamanho ideal para um Agama.
É aconselhável que o terrário contenha troncos de árvores e dois ambientes, um de temperatura mais amena (em torno de 25ºC) e outro de temperatura mais elevada (cerca de 31ºC) para que o animal possa escolher onde quer ficar. É importante manter uma luz que irradie 5% de raios ultravioleta de 12 a 14 horas por dia.
Em seu habitat natural, o Agama costuma viver em pequenos bandos. O líder é o mais velho, geralmente. As fêmeas ocupam um lugar sem muito destaque. É comum que uma delas ande com o macho alfa e espante as demais. A espécie costuma ser bastante territorialista e o réptil, quando luta, é bastante agressivo e utiliza a cauda como arma para atingir a cabeça do oponente. O Agama pode até não soltar teias, mas, assim como o herói aracnídeo, é excelente no combate!
Tem um lagarto de estimação e quer ler outras informações no Melhores Amigos? Não deixe de clicar aqui.