Você sabia que é normal um gato dormir até 18 horas por dia? Eles sonham, gostam de dormir perto de quem gostam, têm uma vida noturna, “pescam” quando estão com sono e tentam ficar acordados, roncam e até “arrumam” o lugar antes de deitar. Essas são algumas curiosidades que a veterinária Beatriz Alarcon listou sobre o sono dos bichanos – nossos dorminhocos prediletos.
A veterinária lembra que os gatos têm uma vida mais ativa à noite, quando ficam acordados e dormem durante o dia. “Eles podem dormir de 16 a 18 horas por dia. Isso é normal. Muitos donos ficam preocupados por terem apenas um gato e trabalharem o dia todo. Mas esse é o período em que eles dormem. Não há solidão. Se quiser ter outro gato para fazer companhia, eles vão dormir juntos durante o dia e quando o dono chegar a noite ambos vão querer brincar”, esclarece. O fato dos gatos dormirem durante o dia e saírem a noite para caçar faz com eles sejam vistos também como independentes. Esse hábito, no entanto, é uma herança instintiva já que as presas, como ratos, também têm uma vida mais noturna.
Se o número de horas de um gato jovem dormindo impressiona, entre os idosos a quantidade de horas dormidas pode chegar a 20. Pode acontecer também dos bichanos roncarem, dependendo da posição que estiverem deitados. Só há sinal de alerta quando o comportamento surge de uma hora para outra e o dono percebe que seu bichinho nem está em sono profundo. Quando estão dormindo retos e não em caracol, como de costume, também pode ser um sinal de dificuldade respiratória.
Quando o gato está dormindo de língua para fora significa que está muito relaxado. Você pode fazer barulhos e ele não acorda. Antes de iniciar o sono, muitos deles têm rituais como de afofar o local que vão deitar, rodar um pouco e ronronar. Beatriz considera que os gatos podem dormir com os donos sem maiores problemas nem para os animais, nem para os humanos. “A não ser que o dono tenha bronquite alérgica. Eles costumam dormir ou perto do pé ou da cabeça. Isso é, aliás, bom sinal, pois eles só dormem perto de quem gostam”, explica a veterinária. Mesmo que o dono empurre o seu gato involuntariamente durante a noite isso não costuma machucá-los.
Para além disso, o lugar em que devem dormir costuma ser livre, pois eles gostam de explorar o ambiente todo. No calor, os bichanos costumam se afastar, mas voltam a se aproximar no inverno. Quando estão cansados, mas querendo interagir com o movimento da casa é comum que deem “pescadas” sentados, revirando os olhinhos. Já os sonhos existem na vida deles, mas são bem menos frequentes do que nos cães, por exemplo.