Coelhos: um tratamento alternativo para a hiperatividade

Conviver com animais de estimação oferece inúmeros benefícios pela companhia que proporcionam, pelo amor sem apego, compartilhamento de experiências, noção de responsabilidade, entre outros. Por isso, diversos médicos utilizam Terapia Assistida Por Animais (TAA) como método facilitador no tratamento de transtornos psicológicos e físicos.

Cães, gatos, coelhos e cavalos são os mais escolhidos para a pet terapia, especialmente no caso de crianças diagnosticadas com hiperatividade e déficit de atenção. “Uma criança hiperativa pode desenvolver a habilidade de prestar mais atenção nas coisas quando se relaciona com um animal calmo e obediente”, explica a veterinária Ceres Faraco, da Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal.

O objetivo da TAA é atrair a atenção dos pacientes mirins e ajudar na socialização deles. Por seu temperamento tranquilo e baixa manutenção, os coelhos mostram-se bastante eficazes como mascotes de crianças hiperativas.

Coelhos são animais muito carinhosos e que adoram colo, o que facilita a expressão de emoções da criança. O fato de serem fáceis de cuidar também estimula o zelo e a noção de responsabilidade dos pequenos, ajudando-os a focalizar na atenção. Esses pets também conseguem aprender alguns comandos e a colaboração entre dono e bichinho estimula a empatia e confiança mútua. Isso sem contar que jogos e brincadeiras são ótimos para distrair e liberar energia.

Vale lembrar que a terapia com animais não exclui tratamentos tradicionais e que antes de começar qualquer método, é imprescindível procurar a opinião de médicos e especialistas.

 

 

Por: Paula Saldanha
Veja Também