Parece que seu coelho está se coçando demais? Esse comportamento pode indicar que algo não está 100% com ele.
Parasitas, alergias, pele seca ou algum tipo de infecção podem ser as causas desse incômodo.
Venha com a gente para investigarmos qual pode ser o problema, mas atenção: sempre procure a ajuda de um médico-veterinário especialista em pequenos mamíferos. Jamais tire conclusões somente com a ajuda da internet!
Os coelhos são animais delicados e precisam de cuidados especiais. Normalmente, eles não costumam se coçar mais do que o necessário.
O prurido (outro nome para a coceira) em coelhos, é a sensação que faz com que o animal se coce, esfregue, mastigue ou lamba uma área específica de sua pele, causando a perda de pelo na região e o autoferimento. Isso muitas vezes indica algum tipo de dermatite que pode ocorrer em qualquer uma das camadas da pele do animal, porém a condição também pode afetar o sistema usado para controlar a secreção da pele.
Algumas das causas que podem estar relacionadas à coceira são:
- alergias alimentares
- medicamentos
- uso de tecidos
- cosméticos
- soluções de limpeza agressivas
- parasitas ou doenças como tumores de pele
Ou seja, a investigação deve ser feita pelo médico-veterinário, que além de conversar com você para entender o cotidiano da família e do animal, também pode pedir exames de sangue, urina e raspagem de pele.
É muito importante que o tutor busque sempre orientação médica e jamais automedique o animal, para que a condição do pet não piore. Evite, também, que o coelho lamba qualquer produto aplicado na região afetada.
Deve-se tomar alguns cuidados com o ambiente onde o animal fica, usar produtos de limpeza sem fragrância e lavar as cobertas com frequência, além de prevenir a proliferação de ácaros e bactérias deixa o local mais agradável para ele.
Carinho e cuidado nunca é demais para garantir uma vida feliz e saudável para seu amigo de quatro patas, mas caso você queira se aprofundar mais, temos um guia completo sobre cuidados com coelhos.