As redes de proteção para gatos são importantes mesmo que o apartamento seja nos andares mais baixos. Isso porque a queda é somente um dos riscos que o animal está exposto ao sair de casa, conforme explica a médica veterinária Cinthya Ugliara, da Petland. Os gatos possuem instinto de caça e se empolgam facilmente com pássaros, insetos, borboletas que passam em frente a janela, correndo o risco de escorregar e cair. “Além disso, ao saírem de casa eles podem contrair doenças, se envolver em brigas, ser atropelado, envenenado, sequestrado e sofrer maldades diversas”, lembra Cinthya.
Muitas pessoas optam por não colocar redes de proteção com o argumento que sempre irão manter as janelas e acessos para rua fechados. Cinthya alerta que “mesmo que você seja uma pessoa extremamente cuidadosa não é possível controlar esses eventos nem garantir que as janelas estarão sempre fechadas na presença do gato”. “Um dia você pode esquecer a janela do quarto aberta e o pior pode acontecer”.
A rede de proteção recomendada para gatos deve ser feita em polietileno com malha entre 3 e 5 cm de largura entre os nós, para filhotes é recomendado telas de até 3 cm. As redes duram em torno de 5 a 7 anos sendo necessário fazer uma vistoria a cada 5 anos. É importante se atentar na limpeza que pode ser feita com pano molhado ajudando a aumentar a durabilidade. “O uso de produtos corrosivos, detergente abrasivos, materiais cortantes, tintas, outros matérias que provocam ressecamento podem deteriorar a sua rede”, diz a veterinária. ‘Não deixe de proteger o seu gato e prevenir que acidentes graves aconteçam colocando a vida do seu animal em risco”.