Ao ter um peixe como pet, alguns cuidados especiais são necessários. Entre eles está a ciclagem de aquário.
Mas o que é isso?
A ciclagem é um processo ligado ao estabelecimento de colônias bacterianas que regulam o ciclo de nitrogênio no aquário. Isso é importante porque o ciclo assegura que poluentes não se acumulem a níveis tóxicos, e que a água esteja segura para o peixe.
Existem dois métodos para a ciclagem de aquário, diz a médica-veterinária Julia Grabin: um com peixes, e outro sem. O tempo médio de duração é de 40 dias. Neste texto, ensinaremos o processo sem peixes.
Ciclagem sem peixes | O aquário precisa estar com água e com filtro ligado. O primeiro passo é adicionar uma gota de amoníaco para cada dois litros do seu aquário. Após, faça um teste de amônia – o resultado ideal é entre 2ppm e 5ppm. Caso o resultado for diferente, adicione mais uma gota de amoníaco. De dois em dois dias, esse passo é repetido. Quando a amônia começar a diminuir, comece a fazer os testes de nitrito.
De dois em dois dias, refaça esses mesmos testes, sempre mantendo a amônia em 2ppm – caso não esteja nessa concentração, adicione metade da quantidade dos testes iniciais. Quando o nitrito chegar na casa de 2ppm, está finalizada a primeira parte do processo.
Continue repetindo os testes, e em cerca de quatorze dias, o nitrito deverá estar em 0 ppm. Troque metade da água do aquário, e coloque de novo a quantidade inicial de amoníaco.
Um dia depois, realize novamente o teste de amônia. Caso esteja zerado, a ciclagem está completa.
A veterinária Julia alerta que, após a ciclagem, o peixe não estará acostumado a nova carga biológica. O recomendado é colocar de forma gradual os animais, sempre prestando atenção em suas reações.