As aves canoras – que cantam – são uma obra-prima à parte do mundo animal, com seus cantos, assovios e gorjeados que nos fascinam e intrigam. Além de lindo, o canto das aves é extremamente benéfico para o nosso bem-estar, pois ajudam a diminuir os níveis de estresse e fazem com que nos reconectemos aos sons da natureza.
”Aves saudáveis geralmente apresentam desde piados até cantos que estão associados à demonstração de alegria e afeto pelo proprietário ou ao cortejo do parceiro”, descreve Yamê Miniero Davies, médica veterinária especialista em animais silvestres da empresa de consultoria veterinária VetWings, de São Paulo.
Mas, se a sua ave parar de fazer vocalizações, sejam cantos ou piados, algo não está muito bem.
Um dos sinais que indicam que a ave está doente ou com dor é parar de cantar, piar e vocalizar. Se você notar a ausência de sons e perceber outros sintomas, como olhos fundos, penas eriçadas ou que o animal não fica empoleirado e permanece no fundo da gaiola, leve-o imediatamente ao veterinário.
Lembrando que nem todas as aves cantam e se você tiver um urubu de estimação, por exemplo, não espere ouvi-lo assoviar. Por isso, é fundamental que você conheça a espécie do seu pet, observe os comportamentos e personalidade dele e tire todas as dúvidas sobre a ave com o veterinário. Ou seja, não espere a nona sinfonia de Beethoven quando sua ave só emite “dó-ré-mi-fá”.