Amar os animais é uma tarefa simples. A satisfação de chegar em casa e ver o companheiro entusiasmado é impagável. Para que a convivência e interação entre homem e animal seja cada vez mais harmoniosa, é preciso ficar atento aos conceitos básicos do Bem-Estar Animal, ciência que vem crescendo e se refere ao respeito em que o homem deve ter no convívio com outros animais.
O bem-estar é definido de uma forma geral como o estado do animal em relação às suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente, explica Cristiane Schilbach Pizzutto, Presidente da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. “É sempre muito importante respeitar as necessidades fisiológicas, biológicas e comportamentais de cada espécie animal. Precisamos nos atentar a estas particularidades para proporcionar bem-estar aos nossos animais”.
Os cinco domínios
O Bem-Estar Animal pode ser compreendido utilizando o modelo dos cinco domínios para guiar o ser humano a garantir uma vida digna a qualquer animal. São quatro domínios físicos/ funcionais que, bem executados, podem proporcionar mais experiências positivas e fazer com que ele alcance o quinto domínio, o mental.
– Nutrição – os animais devem ter acesso água e a alimentos nutritivos através de experiências agradáveis.
– Ambiente – O ambiente deve ser adequado para cada espécie, com boas condições de abrigo, descanso, conforto e segurança.
– Saúde física – Os responsáveis devem garantir a integridade da saúde, zelar pela prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais.
– Comportamento – Os animais devem ter a liberdade para expressar comportamentos naturais. Isso exige espaço suficiente e instalações que possibilitem escolhas e controle do ambiente.
– Domínio mental – Os animais devem usufruir de experiências positivas promovidas nos domínios anteriores para atingir o estado de bem-estar.
É importante mencionar que é preciso respeitar cada espécie pela sua essência biológica. Essas práticas são capazes de modular comportamentos adequados e típicos. “Quando oferecemos condições ideias para que o animal atenda satisfatoriamente aos quatro primeiros domínios, alcançamos o quinto domínio e o estado do bem-estar”, conclui Pizzutto.