Não é só nos cachorros. As pulgas também gostam de atacar os gatos, e caso seu felino esteja se coçando bastante, talvez esteja com algum “morador” indesejado. Além de potencialmente transmitir doenças, quando o inseto suga o sangue do animal, pode causar quadros alérgicos no seu gato.
“A picada da pulga pode levar ao desenvolvimento da alergia em gatos, por conta de algumas substancias presentes em sua saliva – explica o médico-veterinário Eduardo Braghirolli – e por isso mesmo, o ideal é combater as pulgas e os sintomas da alergia ao mesmo tempo. Apenas uma picada do animal já é o suficiente para sensibilizar o sistema imunológico e desencadear o quadro alérgico”.
Os sintomas são os mesmo de qualquer alergia, coceira extrema e perda de pelo nas laterais do corpo. O combate é feito com corticoides, pois antialérgicos têm fraca eficácia. “Lembrando que estes medicamentos podem causar outros problemas pois causam baixa imunidade. De toda forma, a automedicação nunca é indicada, e o ideal é levar o animal a uma consulta com um médico-veterinário”
Ao mesmo tempo que seguir o tratamento para o animal, mantenha a casa limpa para que o parasita não retorne. Além de um pano úmido com desinfetante, procure usar um aspirador de pó, que pode eliminar com mais eficiência, também, os ovos do animal. Não esqueça de limpar os brinquedos e outros itens do seu felino (caminha, almofadas).
Outra dica é colocar plantas de lavanda na casa, já que o cheiro do vegetal age como repelente de pulgas.