Todo tutor que tem mais de um gato em casa já passou por algum tipo de dificuldade para adaptar os bichanos – seja pelo novo membro da família que chega a um lugar novo ou pelo ‘veterano’ que não estava esperando pelo novo irmão.
Conversamos com a médica veterinária Ciciane Marten para entender as melhores maneiras de lidar com esta situação delicada.
O processo de adaptação do novo gato começa antes mesmo dele chegar ao lar, segundo Ciciane. “A principal conduta antes de trazer o animal para o novo lar é o tutor ter a certeza de que quer ter o animal e as responsabilidades de assumir os gastos em tê-lo”, explica. “Antes de trazer o gatinho é bom deixar a temperatura ambiente agradável, sem correntes de ventos, preparar uma caminha cômoda, tigela de água fresca e para ração e também uma caixinha de areia. Importante salientar que caixinha de areia não deve ficar próximo das tigelas de água e ração”, completa.
Ciciane também explica que brinquedinhos como arranhadores, bolinhas, bichinhos de pelúcia e caixas de papelão permitem que o gatinho se sinta bem e comece a descobrir o novo ambiente de forma mais lúdica. Já a dica para o animal que já está adaptado e receberá um irmão é simples: tempo. “Fazer com que os animais da casa brinquem com o novo gatinho é importante. O tutor será o elo entre eles, estimulando jogos com os brinquedos. Fornecer um alimento mais suculento como os sachês para todos os animais da casa comerem ao mesmo tempo também surtirá uma sensação de prazer e bem estar em todos os animais”, sugere.
Em caso de estranhamento entre os animais, Ciciane também explica como proceder. “A primeira coisa que o tutor deve fazer é ter paciência. Cada gato possui sua própria personalidade, alguns são mais sociáveis, outros não”, diz.
Ainda está com problemas para lidar com os bichanos? Estas são quatro dicas indicadas pela médica veterinária para facilitar a interação.
- manter um pote de água e de ração para cada gato;
- uma caixa de areia para cada gato;
- permitir que os gatos tenham “esconderijos”, assim se sentirão mais seguros;
- permitir que os gatos fiquem em locais altos (em cima de armários) dentro de casa.