Considerados feios por alguns e exóticos por outros, os gatos sem pelos são amigos companheiros e extremamente carinhosos. Inteligentes e brincalhões, são mais dependentes da companhia humana do que outras espécies de felinos. Possuem porte médio e o peso varia de 3 a 6 kg.
Shpynx ou Gato Esfinge
Possui esse nome por sua semelhança com a grande esfinge de Gizé, no Egito, e é a raça sem pelos mais famosa. Bastante inteligentes e brincalhões, também são fáceis de adestrar para fazerem as necessidades no local correto. Como são sensíveis às mudanças de temperaturas, preferem ficar em lugares mais quentes. Podem passar longos períodos em companhia de seus donos e se tornarem um pouco ciumentos, mas sem serem agressivos.
Gatos Elfos
Muito inteligentes e amáveis, são o resultado do cruzamento da raça Shpynx com a American Curl, o que lhes conferiu as orelhas curvadas. Suas principais características são o companheirismo, a vitalidade e o temperamento extremamente dócil.
Peterbald
A raça foi criada em 1994, e seu nome é uma homenagem à cidade de São Petersburgo, na Rússia, seu país de origem. Possuem o temperamento dócil e pacífico, são curiosos, inteligentes, e companheiros. Muito dependentes do afeto de seus donos, amam as crianças, os idosos e outros animais, o que os faz uma ótima companhia.
A médica-veterinária Jenifer Bansho, do pet center Hiperzoo, faz um alerta: “Os gatos sem pelos não são antialérgicos, pois as maiorias das alergias referentes aos animais ocorrem devido à descamação da pele, urina e saliva produzida pelo animal”.
Clique aqui para saber mais sobre como cuidar dos gatos sem pelos quando faz muito calor.