Ele pode ser chamado de camundongo, murganho, rato de estimação ou, ainda, house mouse (rato doméstico) e é o pequeno mamífero que mais se assemelha ao ser humano em termos de genética, anatomia e fisiologia. Conheça agora este roedor especial de várias graças!
Origem
Os registros históricos apontam que é mais provável que o camundongo (Mus musculus) tenha surgido na região do Mediterrâneo. De lá, ele migrou para a China e, do país chinês, para o mundo todo – exceto para a Antártida.
Habitat e recinto
Os camundongos estão por toda parte, mas são encontrados, principalmente, nas grandes cidades. São animais que vivem muito próximos ao ser humano e raramente vagueiam por aí em campo aberto.
No ambiente doméstico, o alojamento dos camundongos deve ter piso sólido, que permita a disponibilização de substratos para escavação e alimentação, podendo ser maravalha de madeira, maravalha de celulose ou papel filtro picado (serragem fina não é indicada porque é de difícil manipulação e pode causar problemas de saúde). Lembrando que o substrato deve ter 2 cm de profundidade para estimular a escavação.
É muito importante enriquecer o ambiente com tubos de papelão, blocos de madeira ou feno para que os ratinhos possam roer estes objetos e desgastar seus dentes incisivos. Também forneça túneis e refúgios (que podem ser feitos de garrafas plásticas, rolos de papelão, entre outros) para que os animais se sintam seguros e tenham abrigo.
Disponibilize feno, palha, papel picado, papel em tiras e lenços de papel que servirão como material de nidificação – isto é, para construir o ninho. Evite materiais que se separam em fios finos, como o algodão, para não correr o risco destes se entrelaçarem ao redor dos membros dos pequenos ratos.
Na hora de montar a casa dos seus ratinhos, seja cauteloso em relação ao nível de ruído no ambiente e ao de luminosidade e peça sempre a orientação de um especialista para prover o melhor cenário possível e não estressar seus pequenos pets.
Principais características
Estes ratinhos especiais podem ter de 6,5 a 9,5 cm de comprimento, enquanto sua longa cauda chega a ter quase o mesmo tamanho do corpo. Apresenta pelos em tom acinzentado, marrom ou preto e sua barriga, normalmente, é mais clara, bem próxima do branco puro.
Sua massa corporal varia entre 20 e 40 gramas – literalmente, um peso pena! – e sua expectativa de vida é de dois anos e meio de idade,apesar de existirem relatos de seres que viveram por mais de seis anos.
Apesar de sua visão não ser lá essas coisas, ela é compensada pela excelente audição e olfato. Possuem hábitos noturnos e são bem ligeirinhos, bons escaladores, saltadores e também sabem nadar muito bem – são atletas do decathlon, praticamente. Mas, como dito anteriormente, não se alongam muito por aí e preferem ficar no conforto do lar.
Reprodução
Taí um bichinho que curte fazer filhotes. Os camundongos são poligâmicos por natureza e basta deixar um macho e uma fêmea juntos que novos camundonguinhos virão por aí.
Eles atingem a maturidade sexual entre seis e nove semanas de vida – no entanto, não é recomendado que iniciem as atividades sexuais tão cedo assim. As fêmeas têm um ciclo estral de quatro ou cinco dias e a gestação dura entre 19 e 21 dias.
Temperamento
É um animal extremamente inteligente e social, que sempre prefere viver em família, junto com pais, irmãos, tios, avós e tudo mais. Pode se tornar um ser menos mordedor quando acostumado com o contato humano desde filhotinho.
Porém, seja sempre muito cuidadoso no manuseio de seu camundongo e deixe que ele “circule” por você em vez de ficar pegando o bichinho e espremendo seu pequenino corpo.
Alimentação
Nossos amigos ratos precisam de água limpa e fresca diariamente e alimentação de qualidade, obviamente. Por isso, é importante fornecer ração seca específica para a espécie juntamente com legumes, frutos, nozes e algumas variedades indicada pelo médico veterinário especializado.
Curiosidades
O camundongo é um verdadeiro bicho-celebridade. Além de estar por toda a parte no mundo físico, ele também aparece com frequência nos filmes, desenhos e, inclusive, ele inspirou a criação do rato mais famoso do mundo, o Mickey Mouse.
Poderoso, né?