Quem ama gatos, certamente, vai morrer de amores pelo Azul Russo ou Russian Blue, uma raça rara e encantadora. Como o próprio nome diz, a origem é russa e ele tem uma pelagem macia, em dupla camada, de cor azul acinzentada, bem convidativa às carícias. Os olhos dos gatinhos dessa raça são verdes e muito brilhantes.
O Azul Russo é um gato ideal para ser criado em casa. Tem porte médio e seu peso varia entre 3,5 kg e 7 kg na vida adulta. É muito inteligente, brincalhão e dócil com os donos, apesar de desconfiar um pouco de pessoas de fora do seu cotidiano. É uma excelente companhia para pessoas idosas.
O pet costuma se dar bem com outros animais de pequeno porte. Ele também fica tranquilo sem companhia e é capaz de se entreter durante horas com alguns brinquedos. Esses gatinhos são ativos e adoram fazer exercícios, seja correndo, saltando ou escalando móveis.
O Azul Russo não precisa de grandes cuidados especiais. No geral, é um gato saudável que precisa dos cuidados de rotina de vacinação e vermifugação. É preciso alimentá-lo de maneira correta, já que ele come bem e pode apresentar uma tendência à obesidade. Também é importante escová-lo de uma a duas vezes na semana.
E aí? Consegue resistir à carinha desse bichano?