camundongo_pet_estimacao

Saiba tudo sobre o Camundongo

O Camundongo é um roedor pequenino, delicado e muito fofo. Podemos dizer que ele é um autêntico rato doméstico que já garantiu sua estrelinha na calçada da fama com o desenho animado francês “Os Camundongos Aventureiros”.

“O Camundongo (Mus musculus), geralmente, é branco, porém, também existem outras variações de cor. Ele pode viver até os três anos de idade, se bem cuidado”, descreve Erika Hayashi, médica veterinária especializada em animais silvestres e pets exóticos, da empresa Paraíso Silvestre com atendimentos em domicílio que atua na Grande São Paulo e no interior do estado.

Alimentação

Para cuidar bem de um camundonguinho, temos que começar pela necessidade básica dele e prover uma dieta adequada. “São animais que possuem hábito alimentar onívoro, ou seja, comem legumes, frutas, verduras, proteína, como queijo branco sem sal e, claro, não pode faltar ração extrusada própria para a espécie”, indica Dra. Erika Hayashi.

Reprodução

Para não ter surpresas com o surgimento de “netinhos”, é importante estar atento ao ciclo reprodutivo do Camundongo. “O início da vida reprodutiva é, em média, com 50 dias, enquanto a ninhada pode ser de até 12 filhotes. Além disso, possui cio após o parto. Então, cuidado ao colocar macho e fêmea juntos, pois a família pode crescer rapidamente”, alerta a especialista.

Recinto

Ao contrário de algumas outras espécies de roedores, os Camundongos não podem ser criados soltos, pois podem fugir facilmente e morrer sem alimento e água. “O ambiente até pode ser aquário ou caixa plástica, porém, com uma tampa de arame para poder ventilar, não podendo haver pontos de fuga”, alerta Dra. Erika Hayashi.

“Caso seja utilizada uma gaiola, a largura da malha tem que ser bem estreita para o Camundongo não fugir ou se enroscar e sofrer fraturas. A altura pode ser de cerca de 20 centímetros; já o piso pode ter 97 cm² por animal. Sempre trocar o substrato (forração do recinto) de celulose de milho ou serragem de marca para não acumular muitas partículas, colocar tocas – que eles amam – e brinquedos com rodas fechadas para não haver problema de fraturas em membros ou cauda”.

Comportamento e recomendações

Os Camundongos são boas companhias para crianças acima de 10 anos de idade. Crianças pequenas podem ter dificuldade em manusear estes animais por conta de sua agilidade em escalar. “Raramente mordem – isso pode acontecer apenas quando se sentem ameaçados. São tímidos, apesar de seu comportamento social e territorialista. As fêmeas são mais indicadas do que os machos para animais de estimação por terem seu odor mais suave. São animais bem resistentes a doenças e possuem períodos de atividade e repouso tanto durante o dia quanto à noite”, conta a médica veterinária.

Vale ressaltar que os Camundongos podem ser manipulados por nós, porém, com parcimônia. Isto significa que você pode acariciar seu pequeno pet de vez em quando, mas sem esmagá-lo à maneira “Felícia” – caso contrário, você pode irritar o animal e sofrer as consequências da força de seus dentinhos.

Além do detalhe da reprodução, Dra. Erika Hayashi frisa a importância de não misturar machos adultos em um mesmo ambiente, já que, devido à hierarquia, podem ocorrer verdadeiras batalhas, com direito a mordidas na cauda e região lombar de um animal no outro.

Agora, é só colocar estas informações em prática e fazer mais um Camundongo feliz no mundo!

 

 

Por: Paula Soncela

 

Veja Também