ramster comida

5 dicas para tornar seu hamster mais saudável e feliz

Quando o assunto é fofura ilimitada em um corpinho miniatura, os hamsters são os primeiros a vir à mente de muitas pessoas. Os peludinhos já foram imortalizados em programas de televisão, livros infantis e filmes. Como esquecer o destemido Rhino, de “Bolt”?

De hábitos noturnos, os pequeninos vêm conquistando cada vez mais espaço no coração dos humanos, porém, para manter o pet saudável e feliz, alguns cuidados com sua alimentação são importantes. Afinal, quem quer brincar quando se está com dor de barriga? A médica veterinária Carolina Rocha, fundadora da Pet Anjo, nos deu dicas preciosas:

1) Cardápio ideal

Os hamsters são onívoros, possuem dentes incisivos e uma bolsa jugal, uns “saquinhos” que ficam por dentro da bochecha do animal e têm função de armazenar comida. Portanto, o cardápio ideal deve ser composto por ração específica para a espécie, pequenas porções de frutas e vegetais, assim como um pedacinho de ovo cozido.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na escolha dos petiscos. Alimentos ácidos e frutas cítricas, como cebola, carambola, laranja, caroço de maçã, entre outros, estão proibidos.

2) Porções

Frutas e vegetais são importantes para uma alimentação saudável, mas a veterinária alerta que é importante tomar cuidado com a quantidade oferecida: “é preciso lembrar que os hamsters são pequenininhos e a quantidade excessiva do alimento pode causar diarreias”. Um pedaço de 2×2 cm uma vez ao dia é o suficiente. No caso do ovo cozido, o tamanho da porção é o mesmo (2×2 cm), porém, o alimento deve ser oferecido apenas uma vez por semana.

Já a quantidade de ração deve corresponder a aproximadamente duas porções de 10 g, que podem ser dividas ao longo do dia ou deixadas à vontade dependendo da disponibilidade do dono.

3) Comida “velha”, não!

Alimentos frescos, como frutas e legumes, não devem permanecer à disposição por mais de uma hora, pois o alimento oxida e pode se tornar prejudicial. Já a ração pode ficar no comedouro por mais tempo, porém, deve ser descartada sempre que uma nova porção for disponibilizada.

4) Ração vs. comida caseira

O ideal é comprar uma ração específica para seu bichinho, pois esta contém nutrientes específicos e que são essenciais para a saúde do roedor. “O problema da ração feita em casa é que esta dificilmente vai conter todas as vitaminas de que o animal precisa, uma vez que muitos dos suplementos adicionados à ração comercial não estão disponíveis no varejo”, ressalta Carolina. E complementa: “rações para outras espécies, como as do coelho, devem ser evitadas, pois não contêm os nutrientes necessários ao Hamster.”

5) O comedouro

O comedouro deve ser aberto, acessível e fácil de limpar. Os melhores são os de cerâmica, já os de plástico devem ser evitados, pois acumulam micro-organismos.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe-as com seus amigos que também têm hamsters de estimação!

 

Glísia Souza
Veja Também