Portal Melhores Amigos | Disciplina canina: estabelecendo a hierarquia dentro de casa
987
single,single-post,postid-987,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Disciplina canina: estabelecendo a hierarquia dentro de casa

hierarquia_cachorro

23 out Disciplina canina: estabelecendo a hierarquia dentro de casa

Você é daqueles que, depois de adquirir um companheiro canino, revirou a sua rotina para que ela girasse em torno das necessidades do seu pet? Se a resposta foi afirmativa, leia as próximas linhas com muito carinho e atenção, pelo seu bem e pelo bem do seu cãozinho.

Já falamos aqui várias vezes e vamos dizer de novo: o cão precisa de um líder para viver e, por isso, estabelecer a hierarquia dentro de casa é extremamente importante. “Para estabelecer uma hierarquia entre o dono e o cão, nada melhor do que criar uma relação de confiança entre eles. Para isso, é essencial consolidar uma comunicação e usar comandos para estreitar e facilitar essa relação”, explica Mariana Taioli, adestradora da equipe Cão Cidadão, empresa especializada em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento animal, situada em São Paulo.

Existem várias maneiras de demonstrar essa hierarquia. “Antes da alimentação, peça algum comando ao seu pet, por exemplo, o ‘senta’, para que ele entenda que, para ‘ganhar’ o alimento, deverá obedecer ao pedido do líder. Quando for passar de um cômodo para outro, deixe que ele espere você passar primeiro, assim, ele perceberá a sua posição dentro da matilha. Vale sempre ressaltar que cães são animais que carregam o gene da matilha e buscam um líder natural”, orienta Mariana.

Esteja sempre um degrau acima do seu cão, literalmente. Segundo a adestradora, “caso seu cão apresente algum tipo de dominância, sugerimos que ele não fique na mesma altura que você. Isso vale para o sofá e a cama, por exemplo. Faça-o sempre se posicionar abaixo de você para não estimular ainda mais essa dominância. Quando for brincar com o seu pet, evite o ‘cabo de guerra’ que também pode estimular tal comportamento em seu cãozinho”, aconselha.

Pode ser que você esteja se perguntando: mas e o resto da minha família humana, podem ser líderes também? “Sim, o cão pode ter vários líderes. O segredo é a maneira como a pessoa vai lidar com o cão, que necessita de muita atenção, carinho, comunicação, liderança e firmeza”, enfatiza a especialista.

De acordo com Mariana, “quando os proprietários têm o mesmo comportamento com o cão, ele responde da mesma maneira para todos. Ressaltando sempre que firmeza em hipótese alguma significa agressão. Ser firme é fundamental para impor limites e tornar o aprendizado do seu cão ainda mais eficiente, mas, tudo tendo o carinho e o amor como a base da relação”, finaliza.

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.