Portal Melhores Amigos | Vacinas são importantes e seguras – mas preste atenção a possíveis reações
4279
single,single-post,postid-4279,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Vacinas são importantes e seguras – mas preste atenção a possíveis reações

17_set

03 set Vacinas são importantes e seguras – mas preste atenção a possíveis reações

As vacinas são fundamentais para a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. Sem elas, a probabilidade de que eles contraiam doenças como raiva, cinomose ou hepatite aumenta, e muito!

As vacinas simulam uma doença infecciosa de forma segura, sem causar doenças ou efeitos colaterais graves. Isso ocorre através da aplicação de fragmentos de vírus e bactérias atenuados ou inativados, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra determinada doença. Assim, o organismo fica protegido.

É verdade que, de vez em quando, porém, elas podem desencadear algumas reações indesejadas. Essas reações são leves e imprevisíveis e ocorrem, principalmente, com filhotes.

Mas, de todo modo, não caia em boatos que de vez em quando se espalham por aí! Toda vacina é intensamente testada antes de ser liberada ao público – isso vale tanto para humanos como para pets.

Algumas reações mais comuns:

  • Coceira
  • Corpo dolorido;
  • Febre
  • Problemas respiratórios, como tosse e espirros
  • Sensibilidade, inchaço ou vermelhidão no local de aplicação
  • Sonolência
  • Transtornos gastrointestinais, como diarreia e vômito

O que fazer nesses casos? Primeiramente, é importante ficar calmo e não medicá-lo por conta própria. Além disso, como explica a médica veterinária Tatiane Gomes Fernandes, xxx

Agora, se o pet tiver alguma reação incomum e exagerada, é preciso procurar ajuda do médico veterinário imediatamente! Ele saberá como proceder. E, na próxima vez que for vaciná-lo, não se esqueça de alertar o profissional sobre essa reação.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.