Portal Melhores Amigos | Uma vida dedicada a eles: cursos para quem quer trabalhar com animais
4199
single,single-post,postid-4199,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Uma vida dedicada a eles: cursos para quem quer trabalhar com animais

Post_portalmelhoresamigos_12

04 jun Uma vida dedicada a eles: cursos para quem quer trabalhar com animais

Este site é dedicado a todos que gostam de animais. Mas é possível, claro, que sua paixão esteja um nível acima. Que você não só ame o seu bichano, mas também adore o cão do vizinho, o pássaro do amigo e até aquele elefante que apareceu recentemente na televisão.

A boa notícia é que há diversos cursos e carreiras que giram em torno da paixão das pessoas pelos animais. Por isso, a seguir, vamos listar alguns deles. Vai que você se inspira e vai atrás do seu sonho, não é mesmo?

Ciências Biológicas

Haja possibilidades para a carreira de biólogo, cujo campo abarca tudo que tem vida, de microrganismos a grandes animais selvagens. Biólogos pesquisam, ensinam e atuam em escolas e empresas, campo e cidade, entidades públicas e organizações não governamentais, tudo para compreender a origem, evolução, estrutura e propagação dos organismos vivos. O curso tem duração média de quatro anos.

Ecologia

O curso de ecologia forma profissionais aptos a compreender o funcionamento dos ecossistemas e a forma como o ser humano atua sobre eles. Entre outras coisas, o ecólogo, por meio de pesquisas, práticas e ensinamentos, busca preservar o meio ambiente e solucionar os desafios da humanidade frente aos limitados recursos que o planeta oferece. O equilíbrio é a chave. O curso tem duração de cerca de quatro anos (bacharelado).

Oceanografia

O curso é dedicado ao estudo dos processos oceanográficos, além das interrelações entre o oceano e seus contornos: a atmosfera, a costa e os fundos marinhos. O oceanógrafo analisa e interpreta informações coletadas em ambientes aquáticos, lida com técnicas de exploração de seus recursos minerais e supervisiona o cultivo de animais em cativeiros. É um curso para quem gosta de mar – e de bichos marinhos! Tem duração estimada de cinco anos.

Terapeuta Ocupacional

O terapeuta ocupacional, através de diferentes recursos, auxilia pessoas a desenvolverem atividades fundamentais para o seu cotidiano (trabalho, lazer, autocuidado etc). O que isso tem a ver com animais? Bem, um dos métodos utilizados envolve a participação de bichinhos como cachorros. Os cães afetivos e carinhosos conseguem ajudar crianças, adultos e idosos com problemas emocionais, cognitivos e físicos. O curso (bacharelado) tem duração estimada de quatro anos.

Veterinária

Talvez este tenha sido o primeiro curso a vir à sua cabeça. O médico veterinário cuida e trata de bichos de todos os tamanhos, de roedores a baleias. Por ser um campo tão amplo, muitos profissionais se especializam em determinado grupo de animais, como repteis ou primatas. O curso básico dura em torno de cinco anos.

“Eu escolhi essa profissão ainda criança. Sempre que via um cãozinho, queria acariciar, mesmo com meus pais dizendo que uma hora eu iria tomar uma mordida”, afirma a médica veterinária Tatiane Gomes Fernandes. Ela diz que, conforme foi crescendo, a convicção na escolha só aumentava, principalmente após ganhar sua primeira cachorrinha, uma SRD (Sem Raça Definida), aos nove anos de idade. “Pra mim era minha filha”.

“Quando entrei na faculdade, contrariando principalmente meu pai que queria que eu fizesse farmácia, me senti em casa! Dediquei-me muito aos cinco anos de graduação para poder fazer meu melhor por eles. Hoje, apesar da desvalorização da minha profissão, não me imagino exercendo qualquer outra profissão”, conclui Tatiane.

E você, gostou de algum curso? Existem ainda mais opções, como zootecnia e agronomia ou mesmo jornalismo ambiental e fotografia. Fica a dica: consulte sites de universidades para se aprofundar e aproveite também recursos online. A USP, por exemplo, dispõe de várias e-aulas para diversas disciplinas – todas gratuitas.

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.