Portal Melhores Amigos | Tudo sobre a dieta dos coelhos
2531
single,single-post,postid-2531,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Tudo sobre a dieta dos coelhos

coelho-dieta_DOMINIO-PUBLICO

27 jan Tudo sobre a dieta dos coelhos

Os cuidados com a alimentação dos coelhos são muitos. Uma alimentação adequada será determinante na qualidade de vida e de saúde dos orelhudos. “O coelho adulto deve receber uma dieta composta por 60% de feno ou capim fresco, 20% de verduras frescas (rúcula, escarola, couve, almeirão, agrião, cenoura, pimentão, abobrinha), 15% de alimento industrializado e 5% de frutas (maçã, pera, melão, manga)”, observa Ana Paola Cottini, médica-veterinária especialista em Animais Silvestres e Sócia Proprietária da Clínica Veterinária Guaipá.

De acordo com a especialista, o alimento extrusado dado duas vezes ao dia é importante para uma dieta completa e equilibrada. “Dessa forma, evita-se que o coelho selecione o que mais gosta, deixando de lado itens importantes para a dieta, como acontece quando fornecemos grãos e sementes”, pontua. Os tipos super Premium são os mais equilibrados e concentrados, porque são fabricados com matéria-prima superior aos outros tipos, tendo um controle de qualidade mais rigoroso, fator importante para garantir maior absorção dos nutrientes.

Os alimentos verdes também são muito importantes para que o coelho tenha uma digestão adequada e reduza a probabilidade de ter problemas de saúde. As fibras regulam e auxiliam o funcionamento do intestino do animal. Ana Paola afirma que o ideal é dar ao coelho alimentos verdes à vontade ou três vezes ao dia, sempre lavados previamente para retirar as impurezas e excesso de agrotóxicos.

Os coelhos tem predileção por produtos orgânicos. Se você separar a verdura comum da verdura orgânica, em dois montantes distintos, ele vai primeiramente comer a orgânica. Além disso, a quantidade de frutas e grãos de cereais deve ser bem controlada, pois estes componentes em excesso podem levar à obesidade e diabetes.

A alimentação completa é fundamental para a longevidade e qualidade de vida dos coelhos, já que preencherá todas as necessidades nutricionais e fisiológicas do animal. “Com a absorção adequada dos nutrientes, o coelho terá escore corporal adequado, bom funcionamento dos órgãos e um sistema imune eficaz”, afirma Cottini.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.