Portal Melhores Amigos | Visual canino: conheça os tipos de tosa
tosa de cachorro, tipo de tosa, tosa para poodle, tosa para golden, tosa de raça
1241
single,single-post,postid-1241,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Visual canino: conheça os tipos de tosa

tosa_cachorro_tipos

27 jan Visual canino: conheça os tipos de tosa

Ao contrário do que se pode imaginar, a tosa não serve só para manter a higiene de um cachorro, tampouco para apenas deixá-lo com aparência bonita. A tosa dos nossos peludos vai além. Tosar tem tanto a ver com manter a saúde e o bem estar do pet quanto com um look novo em folha.

Quem afirma é o instrutor de banho e tosa da escola Personal Pet, Erick Morgado. Segundo ele, profissionais de tosa qualificados são capazes de detectar anormalidades na pele difíceis de identificar e orientar o dono do animal a ir ao veterinário. Quando descobertas nos estágios iniciais, podem ser cuidadas antes que o problema se torne mais sério – e que seu tratamento seja mais difícil e caro. “Alguns cães podem apresentar problemas dermatológicos, como alergias e proliferação de fungos. Para preveni-los, é preciso aparar pelos, limpar bem a pele e desembaraçar nós no pelo”, afirma.

A estética, entretanto, não é deixada de lado – pelo contrário. Segundo Morgado, o Brasil possui o segundo maior mercado de estética voltado para pets. “É importante para os donos fazer a tosa para manter as características da raça do cachorro e também para deixá-lo mais bonito”, conta.

Mas, atenção! Não é recomendado tosar seu cachorro em casa. Morgado defende que é importante confiar o serviço a um profissional para garantir a segurança do pet. “Além de ele dispor de material apropriado para este fim, o profissional poderá identificar problemas de saúde e possui treinamento adequado para não ferir o cão durante o procedimento. Por ser uma atividade delicada, que envolve objetos cortantes, é grande a chance de ocorrerem acidentes”, ressalta.

Abaixo, conheça quais são os tipos de tosa existentes e para que servem:

Tosa comercial

Como o Brasil é um país tropical, os Pet Shops costumam usar mais as tosas comerciais para cachorros peludos não sentirem calor. Elas também são utilizadas para melhorar a estética, como é o caso da popular “tosa bebê”, utilizada para que o cão tenha aparência de um filhote.

Tosa exclusiva

 Cada vez mais pedida nos pet shops, esta tosa garante cortes exclusivos para cachorros. Para realizá-lo, o profissional de banho e tosa avalia o peludo com atenção e propõe um look personalizado, confortável ao cão e agradável ao dono.

Tosa higiênica

 Dedicada exclusivamente à higiene e à segurança do pet, este tipo de tosa é realizada nas patas, barriga e partes íntimas do peludo.

Tosa padrão de raça

Serve para manter características próprias de cada raça. Cães como Schnauser e Poodle podem apresentar mais de 10 diferentes tosas. “Todas as tosas de raça procuram manter padrões de raça. Por exemplo, cães como o Fox Terrier, que são caçadores, enfiam cabeça em tocas de bichos; por isso é importante apresentarem pelagem dura e focinho e sobrancelha peludos para protegerem o animal enquanto ele se emaranha na terra”, conta Morgado.

Agora que você sabe tudo sobre tosa, não deixe de levar seu amigão para dar aquele tapa no visual de vez em quando. Além de ficar mais bonito, ele ficará mais limpinho e confortável.

 

 

Por: Marina Maciel
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.