Portal Melhores Amigos | Siamês: tudo sobre a querida e popular raça felina
1189
single,single-post,postid-1189,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Siamês: tudo sobre a querida e popular raça felina

gato_siames_personalidade

13 jan Siamês: tudo sobre a querida e popular raça felina

Em termos de popularidade, digamos que o gato Siamês é o “poodle” do mundo felino. Se você pedir para as pessoas citarem uma raça de bichanos é bem provável que os siameses encabecem a lista dos mais lembrados.

História

Além de serem populares no imaginário humano, os siameses são gatos lendários e diversas histórias permeiam sua existência. Inclusive, uma das versões sobre a origem do Siamês se refere ao surgimento da raça lá no Egito Antigo, há muitas centenas de anos. Tanto que Bastet, a deusa egípcia da fertilidade e protetora das mulheres, tem o formato do corpo de uma siamesa.

Porém, como não há registros que comprovem a origem egípcia destes bichanos, seu nome oficial está relacionado ao reino do Sião (atual Tailândia), região que foi habitada pelos ancestrais dos siameses – espécie superestimada pela aristocracia do século XVII –, e foi daí que estes gatinhos partiram para conquistar o mundo.

Características físicas

O Siamês tem uma aparência tão “aristocrática” quanto sua história. Com um corpo esbelto e longilíneo, contornos elegantes, uma cabeça triangular e bem definida, olhos profundamente azuis e um casaco de seda de pelo curto, eles são uma verdadeira obra de arte felina.

Sua coloração é em estilo de pontos – quando as extremidades são mais escuras do que o corpo – e pode variar em diversas combinações, até mesmo apresentando tons de azul, cinza e lilás. Contudo, a primeira versão a ser reconhecida pela Cat Fancier’s Association (CFA) e a mais conhecida do público é a seal points (algo como “pontos de foca”) cuja cabeça, patinhas, rabo e orelhas apresentam um marrom bem escuro, quase preto.

Características comportamentais

Pense num gatinho comunicativo… Seja com seus miadinhos intensos ou com o movimento de seu corpo, os siameses são muito “falantes” e expressivos, tanto com seres humanos quanto com outros bichos. Aliás, essa expressividade toda vem carregada de afeto e muito apreço pela companhia humana, eles adoram o colo e os ombros de seus tutores acompanhados de uma sessão de afagos.

Não bastasse essa meiguice toda, geralmente, são gatos bem-humorados, muito espertos e extremamente curiosos. Têm energia e inteligência de sobra, por isso, adoram brincadeiras e têm alto potencial para serem treinados e aprenderem alguns truques e comandos.

Assim fica difícil achar um ser mais doce e querido que o Siamês, esse príncipe felino!

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.