Portal Melhores Amigos | Seu peixe quer ficar sozinho no aquário? Saiba o que isso significa
3161
single,single-post,postid-3161,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Seu peixe quer ficar sozinho no aquário? Saiba o que isso significa

Peixe solitário

28 ago Seu peixe quer ficar sozinho no aquário? Saiba o que isso significa

Se você tem aquário, já deve ter notado que alguns peixes, geralmente os menores, tendem a nadar juntos. Esses grupos de peixes que nadam em sincronia são chamados de cardumes e, normalmente, são formados como forma de proteção contra os predadores. Entretanto, se um peixe que possui o hábito de nadar em cardume se afasta, pode ser algo preocupante.

“O peixe que se afasta do cardume às vezes está procurando um esconderijo com menos fluxo de água e/ou com menos luminosidade. É comum ainda que ele pare de se alimentar”, explica o médico-veterinário e especialista em aquariofilia Arsênio Baptista, da Clínica Veterinária Tukan e da Aquality – Assessoria em Ambientes Aquáticos.

Segundo o especialista, as causas do isolamento são variáveis. “Quando somente um indivíduo tem esse comportamento, o problema deve estar nele: idade, tumores, infecções por bactérias, vírus e parasitas ou outras doenças que, mais tarde, também podem afetar os outros peixes do grupo.” Outros motivos são estresses causados por falta de manutenção no aquário e alimentação inadequada, por exemplo.

Entre os cuidados gerais, estão checar os parâmetros da água do aquário, como o pH, temperatura, a intensidade da iluminação e até mesmo a localização do aquário. Além disso, é importante verificar a quantidade e a qualidade do alimento e, também, se as espécies de peixes são compatíveis para viverem juntas.

Atenção: algumas espécies, como o peixe Betta, já possuem o hábito de viverem sozinhas. Por isso, é importante pesquisar antes sobre cada espécie e adequar o aquário às necessidades dos seus peixes. Um médico-veterinário pode orientar essas e outras dúvidas.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.