Portal Melhores Amigos | Saiba mais sobre o Shih-tzu: a raça mais popular do Brasil
455
single,single-post,postid-455,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Saiba mais sobre o Shih-tzu: a raça mais popular do Brasil

destaque

04 mai Saiba mais sobre o Shih-tzu: a raça mais popular do Brasil

Não é a toa que o Shih-tzu é uma das raças de cães mais queridas do mundo. Eles são dóceis, brincalhões, adoram colo, se dão bem com crianças e outros animais, quase não latem e são lindos!

A raça é originária da China e carrega uma lenda cheia de amor: diz-se que o Shih-tzu é o resultado do amor entre uma princesa chinesa e um rapaz da Mongólia, que perderam as esperanças de se casar e decidiram cruzar os representantes caninos de seus povos – o Pequinês, da China, e o Lhasa Apso, do Tibet. Nascia o primeiro Shih-tzu, símbolo da união e do amor entre dois povos diferentes.

Apesar da lenda, não se sabe a origem exata do Shih-tzu, mas existem registros de que alguns exemplares foram presenteados ao imperador chinês no século 17. Foram precisos três séculos para o Shih-tzu deixar os limites do palácio e sair esbanjando charme nas casas de famílias chinesas e ocidentais.

O nome Shih-tzu significa cão-leão, por causa dos longos pelos que cobrem a cabeça e a face. O temperamento, no entanto, está longe de ser selvagem. A raça é conhecida por ser muito dócil e por adorar dar e receber carinho. Também é um bichinho que gosta de ter suas vontades satisfeitas, ou seja, é importante tomar cuidado para não mimar demais, e ser firme no trato com ele, especialmente se tiver feito alguma coisa errada.

Quem está interessado em ter um Shih-tzu deve estar atento a alguns cuidados específicos. Os pelos devem ser escovados diariamente para evitar nós e, por ter os olhos deslocados para fora, a raça está mais sujeita a arranhões e machucados nessa região. Também não é recomendado deixar o pet exposto a temperaturas altas.

As cores mais procuradas são preto, marrom e caramelo, sendo mais comuns os cães bicolores, que misturam branco e um destes tons. É muito comum ver Shih-tzus com seus longos pelos, que chegam ao chão, e topetes rebuscados, mas, por praticidade, muitos donos preferem mantê-los aparados e com aparência de filhote.

O Shih-tzu adora brincar e faz amizade fácil com outros cães e com pessoas. É esperto e fácil de treinar, além de muito extrovertido. E pode ter certeza: aonde você for ele irá atrás.

Precisa de mais motivo para ter um Shih-tzu como seu novo melhor amigo?

 

 

 

 

Por Paula Saldanha
Nenhum Comentário

Postar um comentário