Portal Melhores Amigos | Saiba como fazer a higiene dos olhos, unhas e orelhas dos gatos
2551
single,single-post,postid-2551,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Saiba como fazer a higiene dos olhos, unhas e orelhas dos gatos

gato-higiene_DOMINIO-PUBLICO

06 fev Saiba como fazer a higiene dos olhos, unhas e orelhas dos gatos

Uma das cenas que mais vemos os gatinhos fazerem é a chamada “autolimpeza”. Eles passam horas a fio se lambendo, sem a nossa ajuda. Há algumas raças, porém, em que é importante tomar um cuidado especial com a higiene dos felinos.

“Um gato saudável não precisa ter os olhos limpos, as unhas cortadas ou higienizadas, bem como o ouvido. Somente raças específicas, como os Braquicefálicos (de carinha ‘chata’) e os peladinhos, como o Sphinx, necessitam de limpeza mais frequente dessas áreas”, explica Vanessa Zimbres, médica-veterinária especialista em felinos da Clínica Gato é Gente Boa.

Uma raça que se enquadra neste perfil é o gato da raça Persa. Devido ao formato anatômico de seu crânio, os gatinhos Persa requerem limpeza diária da região dos olhos. Segundo Vanessa, isso pode ser feito com um chumaço de algodão úmido, em especial na área entre os olhos e o focinho. “Lenços umedecidos para gatos também são uma boa opção. Não é recomendável utilizar mais nenhum outro produto no local”.

Outra parte importante do corpo dos felinos são as orelhas. Se for necessário limpar a orelha de um gato, Vanessa ensina o melhor procedimento. “A limpeza deve ser feita utilizando um chumaço de algodão enrolado no dedo, introduzindo no interior da orelha do gato até onde o dedo alcançar. Essa é a maneira mais segura, pois jamais atingirá o tímpano, e com o dedo conseguimos limpar melhor todas as dobras da orelha”. Com um importante alerta: “em hipótese alguma deve-se introduzir algum tipo de material no ouvido, como pinças ou cotonetes”.

Por fim, quanto às unhas do gato, a melhor forma de higienizá-las é disponibilizando um arranhador para seu animal de estimação.  Se as unhas ficarem muito sujas na base, então pode limpar com um pedaço de gaze. “Não é indicado umedecer essa região”, alerta a especialista.

E devemos cortar as unhas dos nossos gatos? Vanessa responde: “As unhas podem ser cortadas desde que o gatinho não tenha acesso a rua, pois é a única maneira que eles têm de escapar de alguma situação de risco, ao escalar uma árvore, por exemplo”.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.