Portal Melhores Amigos | Répteis legalizados: quais espécies podem ser criadas em casa
Está doido para ter um amigo réptil de estimação? A gente apoia! Mas o seu cuidado começa muito antes do bichinho passar a viver em sua casa: você tem que provar que é um dono responsável ao comprar de uma loja que venda répteis legalizados. E não é mera burocracia: legalização de animais é um assunto sério!
1505
single,single-post,postid-1505,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Répteis legalizados: quais espécies podem ser criadas em casa

iguana réptil

04 mai Répteis legalizados: quais espécies podem ser criadas em casa

Está doido para ter um amigo réptil de estimação? A gente apoia! Mas o seu cuidado começa muito antes do bichinho passar a viver em sua casa: você tem que provar que é um dono responsável ao comprar de uma loja que venda répteis legalizados. E não é mera burocracia: legalização de animais é um assunto sério! Isto porque o tráfico de animais silvestres é um problemão ambiental no mundo todo – e um negócio altamente lucrativo. Pasme: ele movimenta, todos os anos, R$ 39 bilhões, segundo relatório da WWF.

No Brasil, o estudo mais recente sobre o tema é de 2002, o 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico de Animais Silvestres, que estima que todos os tipos de exploração ilegal de animais silvestres seriam responsáveis pela retirada de 38 milhões de animais da natureza brasileira. Como se já não fosse um número assustador o bastante, ele não inclui peixes ou insetos. Ou seja, a conta é, certamente, muuuuito maior.

Antes que você pense que esta é uma “terra de ninguém”, existe fiscalização para conter essas atividades, que, no Brasil, cabe ao IBAMA. Por isso, se você deseja comprar um animal exótico de estimação, deve observar alguns requisitos sobre a loja em questão:

1) Nota Fiscal: tem que ter!

Para comprovar que o réptil nasceu em um cativeiro legalizado pelo IBAMA – e não foi simplesmente retirado da natureza –, a loja deve fornecer uma Nota Fiscal ao comprador que fale sobre o animal adquirido e algumas especificações técnicas.

2) Marcação individual com microchip

Os répteis legalizados pelo IBAMA têm, obrigatoriamente, um microchip que os identifica, assim como os mamíferos. No caso das aves, é diferente: elas contêm um anel fechado com a numeração em sua pata.

3) Espécies legalizadas

Quer saber quais espécies de répteis podem ser criadas em casa? Listamos aqui algumas: a iguana (Iguanidae); o dócil jabuti (Chelonoidis carbonaria); a jiboia arco-íris da Amazônia (Epicrates cenchria cenchria); a jiboia arco-íris da caatinga (Epicrates cenchria assisi); a jiboia arco-íris do cerrado (Epicrates cenchria crassus); a suaçuboia (Corallus hortulanus); o teiú (Tupinambis); e as populares e simpáticas tartaruguinhas tigres d’água (Trachemys dorbigni).

Quer saber mais sobre alguma espécie de réptil? Leia este post no Portal Melhores Amigos sobre jiboias de estimação e este sobre cágados, jabutis e tartarugas.

 

Marina Maciel

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.