Portal Melhores Amigos | Quantas vezes você já limpou os brinquedos do seu pet?
4861
single,single-post,postid-4861,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Quantas vezes você já limpou os brinquedos do seu pet?

23-Mar

23 mar Quantas vezes você já limpou os brinquedos do seu pet?

Provavelmente você não pensa muito no assunto, mas deveria limpar periodicamente os brinquedos do seu pet. Mas calma, calma, não precisa sair correndo! Vamos separar algumas dicas sobre como higienizar os brinquedos.

 

O motivo é que os cães e gatos brincam principalmente com a boca, porta de entrada para inúmeras bactérias e outros micro-organismos que podem causar doenças, não apenas nos pets mas também em suas famílias humanas. “São males como viroses, infecções por bactérias e micoses que podem acometer principalmente as crianças, que têm um sistema imunológico ainda em formação, e que interagem com os pets de maneira mais descuidada”, comenta o médico-veterinário Carlos David Castro.

 

Em primeiro lugar, vale a pena analisar se os brinquedos ainda estão em condição de serem salvos. Como os pets adoram morder, arranhar, puxar e mastigar, muitas vezes as peças já estão soltando pedaços, ou se desfazendo. Itens que começam a soltar lascas ou placas grandes devem ser trocados, assim como cordinhas e outros produtos feitos de corda ou tecido, devem ser abandonados se estiverem soltando muitas fibras. O acúmulo desses materiais no organismo do bichinho pode causar problemas no trato digestório.

 

Mas se não for o caso, vamos partir para como limpar cada tipo de brinquedo!

 

É verdade que alguns produtos têm instruções de limpeza na embalagem. Mas no ponto em que você estiver lendo esse texto, é provável que essa mesma embalagem tenha ido para a lixeira há muito tempo.

 

Brinquedos de borracha ou plástico podem ser higienizados com sabão neutro e uma pequena escova ou esponja. Se a sujeira estiver muito impregnada, não tem problema. Você pode deixar os brinquedos de molho em uma solução de uma parte de vinagre para duas partes de água, por 15 minutos. Após todo esse processo, enxágue bem e deixe secar.

 

Já brinquedos de corda e pelúcia podem ser limpos na máquina de lavar. É importante atentar para o fato de que produtos perfumados devem ser evitados, pois podem causar quadros de alergia e irritação nos animais.

 

“Vale também a precaução de não misturar os brinquedos dos pets com os brinquedos das crianças. Por vezes, são parecidos, e bebês e crianças menores podem interagir com os itens dos pets como se fossem os deles. Até mesmo bactérias que são benignas em uma espécie, pode causar doenças em outra. E não existe apenas o risco de que a criança desenvolva algum quadro clínico se levar à boca, nariz ou olhos o item do animal. O contrário também pode acontecer”, esclarece o médico-veterinário.

 

Veja outras dicas que vão bem junto com a higiene do brinquedo do seu pet

 

  • Mantenha o cão limpo! Idealmente, você pode manter o banho a cada 15 dias.
  • Cães gostam de lamber. Evite as lambidas no rosto, e após brincar com seu pet, lave as mãos.
  • Seu pet precisa estar com as vacinas em dia. Isso é bom para ele, e para todos os animais com quem ele convive!
  • Periodicamente, aplique produtos contra pulgas e carrapatos

 

E claro, em caso de dúvidas, sempre consulte um médico-veterinário!

 

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.