Portal Melhores Amigos | Qual a melhor maneira de limpar a pata dos pets depois da caminhada?
4812
single,single-post,postid-4812,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Qual a melhor maneira de limpar a pata dos pets depois da caminhada?

04_Fev

27 jan Qual a melhor maneira de limpar a pata dos pets depois da caminhada?

Como todo tutor deve saber, os passeios são fundamentais para a saúde física e mental dos cães. Mas, ao caminhar nas ruas e em outros ambientes abertos, os nossos amigos podem pisar em sujeiras e ter contato com vírus, bactérias e outros patógenos. Por isso, é bom limpar as patinhas dos pets na volta para casa. Qual é a maneira mais adequada de realizar essa higiene?

 

O procedimento mais indicado é lavar as patas com água e xampu (ou sabonete neutro) próprio para cães. É importante enxaguar bem e secar as áreas lavadas com o uso de um secador de cabelos em temperatura morna ou fria. “Não é aconselhável deixar as patas úmidas, pois isso pode predispor ao crescimento de fungos”, alerta a médica veterinária Hellen Romano Destro, da clínica Pets Canine, de São Paulo.

 

Uma opção, de acordo com a especialista, é o uso de lenços umedecidos para pets. O tutor não deve se esquecer, porém, de limpar entre as “almofadinhas” (áreas adiposas e salientes) das patas dos cães – e sempre secar bem as áreas higienizadas.

 

Pelo fato de as plantas das patas dos nossos amigos serem bastante sensíveis, o uso de álcool em gel convencional não é indicado. O produto pode ressecar as almofadinhas e irritar a pele. Já existe no mercado álcool em gel específico para pets, com composição diferente da do antisséptico para humanos. “Mas lavar as patinhas ainda é a melhor opção”, recomenda a doutora Hellen.

 

E as meias e botinhas para cães, são boas soluções para os passeios? “Tais acessórios são seguros. Mas, caso sejam feitos de um tecido que permita a transposição de vírus e bactérias para a pele do pet, o intuito de barreira mecânica acaba se perdendo”, lembra a médica veterinária.

 

Em geral, os pets se incomodam bastante com o uso de calçados, devendo haver um processo de adaptação. “Devemos utilizar as meias e botinhas com cuidado, para não apertar muito as patinhas e não dificultar ou alterar a forma de caminhar do pet, evitando sobrecarregar articulações e até mesmo a coluna”, aconselha a perita consultada por Melhores Amigos.

 

Ah! Caso calcemos os cães, não devemos nos esquecer de também lavar os acessórios após os passeios, utilizando água e sabão neutro.

 

Produtos de limpeza? Nunca!

 

Hellen Romano Destro ressalta que os tutores jamais devem higienizar as patas dos cães utilizando produtos de limpeza doméstica, como água sanitária, limpadores multiuso e desinfetantes. Nesse sentido, também é importante afastar os pets na hora da faxina da casa, de modo a evitar o contato das patas e da pele com os produtos, bem como a irritação das vias respiratórias dos bichinhos por cheiros fortes. Vale lembrar que existem nos pet shops produtos de limpeza desenvolvidos para promover assepsia de ambientes sem causar malefícios a animais de estimação.

 

A falta de limpeza das patinhas dos pets e procedimentos inadequados podem ocasionar problemas como crescimento de fungos e bactérias, além de alergias. “O tratamento depende da patologia desenvolvida, e pode variar de tratamentos tópicos a orais”, esclarece a doutora Hellen.

 

Limpar as patas é um cuidado profilático e benéfico não só para os cães, mas também para os tutores e demais humanos do convívio, igualmente sujeitos a riscos de doenças ocasionadas por microrganismos contraídos nos passeios. Mas a frequência da higiene depende da rotina, e convém não exagerar na dose.

 

“Se não ocorrer acesso a ambientes potencialmente contaminados, não há necessidade de higienização frequente”, destaca a profissional da Pets Canine. “Caso o pet fique somente dentro da casa ou apartamento, normalmente a higienização junto ao banho já é suficiente. Se ele eventualmente sujar as patinhas ao fazer xixi, por exemplo, aí sim devemos realizar um procedimento de limpeza”, conclui a especialista.

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.