Portal Melhores Amigos | Quais cores os cães conseguem enxergar?
3896
single,single-post,postid-3896,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Quais cores os cães conseguem enxergar?

Post_portalmelhoresamigos_13

23 nov Quais cores os cães conseguem enxergar?

Os cães são parceiros tão íntimos dos seres humanos que é natural nos perguntarmos se eles percebem o mundo de forma semelhante à nossa. Por isso, uma das principais curiosidades é se os cães enxergam a realidade como nós.

 

Uma das principais dúvidas é a respeito das cores. A resposta é que o mundo deles não é igual ao nosso. Pelo menos quanto ao colorido que enxergam.

 

Não é verdade que os cães enxerguem em “preto e branco”. O mundo dos cães é feito de tons de amarelo e azul, além do preto e branco. Isso faz com que eles não consigam captar tons relacionados ao vermelho, o que restringe, mas não limita o colorido do mundo dos cachorros.

 

Mas por que existe essa diferença? A resposta é em nível celular: existem células especializadas no olho dos animais chamadas de cones. Os humanos possuem três tipos de cones (uma para cada cor primária, azul, vermelho e amarelo). Os cães têm dois tipos – para amarelo e azul – fazendo com que eles sejam praticamente daltônicos!

 

Para se ter uma noção melhor, basta pensar que o vermelho percebido por um humano vai ser notado como uma espécie de marrom escuro por um cachorro. Verde, amarelo e laranja serão percebidos como tons de amarelo. Algo entre o azul e o verde se traduzirá como cinza.

 

Prós e contras de enxergar como um cão

 

No entanto, os cães possuem habilidades muito mais ligadas à ancestralidade desses animais, ou seja, sua conexão com os lobos. Por isso, eles enxergam muito melhor no escuro, já que a pupila do olho canino tem uma capacidade de expansão muito maior do que a nossa. Também possuem uma membrana a mais, chamada tapetum lucidum [ou tapete lúcido]. Esse detalhe faz com que a luz não capturada pelos cones e bastonetes (outro tipo de célula) retorne à retina. Qualquer pequena quantidade de luz é muito mais aproveitada pelo seu amigo! Os gatos também possuem essa membrana.

 

A maioria das raças também tem uma amplitude visual maior do que a dos humanos, o que os ajuda a detectar movimentos que ocorrem praticamente atrás deles.

 

No entanto, possuem pouca sensibilidade de distância. Ou seja, eles enxergam mal o que está mais longe, sendo praticamente míopes: os cães enxergam com detalhe até cerca de seis metros de distância. Já os humanos com visão saudável têm uma capacidade de cerca de 22 metros.

 

 

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.