Portal Melhores Amigos | Quais acessórios são indispensáveis para tornar a casa um ambiente interessante para os gatos
3768
single,single-post,postid-3768,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Quais acessórios são indispensáveis para tornar a casa um ambiente interessante para os gatos

eric-han-540884-unsplash

07 set Quais acessórios são indispensáveis para tornar a casa um ambiente interessante para os gatos

Adaptar a casa para os gatinhos pode parecer um desafio! Mas alguns acessórios são coringas para transformar o lar num ambiente estimulante para o seu pet. Para descobrir quais são as necessidades dos gatos, e o que você precisa ter à disposição do seu melhor amigo, conversamos com Juliana Damasceno, bióloga, mestre e doutora em psicobiologia e especialista em comportamento felino da WellFelis.

 

Juliana explica que gatos são animais territorialistas, e precisam ter o controle de todo o ambiente. “Para exercer este controle, eles gostam de locais mais elevados. Esconderijos no alto são seus favoritos”, conta a especialista. Prateleiras e estantes são pontos de observação super cobiçados pelos felinos. A disposição dos recursos também deve respeitar a territorialidade. Água e alimentação devem ficar longe da caixinha de areia, e arranhadores e locais de descanso podem ocupar o centro deste território. Lembre-se: o gato é o rei do pedaço e precisa saber de tudo que está acontecendo!

 

Os brinquedos verticais, onde o gato pode escalar, são fundamentais, seja qual for a idade do gato! Para torna-los ainda mais interessantes, a dica é posicioná-los em locais com vista para o exterior, como janelas, sacadas e varandas. Mas claro, é importante cuidar para que as janelas tenham telas de proteção! “Também devemos considerar o grau de dificuldade de acesso e itens utilizados quando o gato é muito filhote, mais idoso ou possui alguma necessidade especial”, pontua Juliana.

 

Aparatos, técnicas, práticas ou atividades de enriquecimento ambiental são fundamentais para tornar o lar estimulante e saudável para os gatos. “Enriquecimentos ambientais são técnicas utilizadas para estimular comportamentos naturais, e necessários para manter a saúde física e psicológica dos animais. Essas práticas devem ser aplicadas diariamente”, ressalta a especialista. A principal atividade para estimular os gatos envolve os comportamentos de caça. Para isso, as varinhas com penas, fitas e objetos na ponta são ideais. Ainda relacionado ao comportamento predatório, as caixas funcionam como esconderijos e emboscadas para perseguir presas, por isso elas fazem tanto sucesso com os gatinhos! Além disso, caixas significam controle e abrigo, o que pode até ajudar a aliviar o estresse do seu pet.

 

Juliana lembra ainda que, na ausência dos tutores, podem ser utilizados comedores lentos, quebra-cabeças, e outros brinquedos cognitivos para tornar o lar agradável e interessante para os gatos.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.