Portal Melhores Amigos | Por que você deveria ter um cão?
3191
single,single-post,postid-3191,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que você deveria ter um cão?

09 - Cão

09 set Por que você deveria ter um cão?

Ter um cachorro significa recepção calorosa depois de um dia intenso de trabalho, aconchego e amor quando as coisas não estão muito fáceis e boas risadas quando você é surpreendido com as descobertas do seu amigo de pelos. Mas, acredite, essa são só algumas das vantagens de se ter um animal em casa.

“O cachorro faz com que o seu tutor mantenha os níveis de afetividade, porque ele proporciona uma sensação de amor incondicional e afeto, o que resulta em um imenso bem-estar. Isso é muito importante, especialmente, porque vivemos tempos em que predomina a falta de tempo e a gente tem cada vez menos contato físico, beija menos, abraça menos”, diz Fátima Neves, psicóloga e cofundadora do Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais (INATAA).

De acordo com a especialista, os efeitos da relação podem ser sentidos já nos primeiros momentos em companhia do cão. “A partir 20 minutos do contato com o animal, já começa o processo químico no organismo do tutor que gera uma grande sensação de bem-estar: tem a liberação de endorfinas, a diminuição do cortisol, além da redução do batimento cardíaco e da pressão arterial”, explica Neves.

Uma pesquisa publicada no Britsh Journal of Health confirma que ter um cachorro é um caminho para um coração saudável. Os cientistas fizeram um levantamento de estudos sobre o tema desde 1960 e verificaram que quem tem um animal tem índices mais baixos de colesterol ruim e melhores resultados quando se trata de pressão arterial. O resultado é que essas pessoas têm menos chance de ter um ataque cardíaco.

“Os cães passam o dia todo te esperando, independentemente de onde você veio, se o seu dia foi bom ou ruim. Então, quando você chega, tem uma sensação de acolhimento, de um lar, que você efetivamente chegou em casa, porque o animal vai sempre demonstrar que está muito feliz com a sua presença”, afirma a psicóloga.

Além disso, outra pesquisa, dessa vez publicada no Journal of Epidemiology and Community Health, identificou que os donos de cães são menos sedentários do que os demais – inclusive nos dias de inverno, quando a preguiça impede que muita gente saia para se exercitar.

“Ter um cão faz com que o tutor tenha mais atividades sociais, porque ele acaba saindo de casa, encontra-se com outros tutores, o que favorece a socialização e diminui os processos depressivos. Em alguns casos, o proprietário não levantaria nem para cuidar de si, mas acaba fazendo isso pelo cachorro”, afirma Neves.

Se você ainda não está convencido, saiba que a companhia de um cão também pode te deixar mais jovem! Isso foi o que cientistas da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, identificaram ao avaliar 574 idosos com uma idade média de 79 anos de idade. De acordo com a pesquisa, publicada no periódico Preventive Medicine, ter um cachorro faz com que as pessoas tenham um corpo como se tivessem dez anos a menos.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.