Portal Melhores Amigos | Por que os pelos dos gatos caem tanto?
3613
single,single-post,postid-3613,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que os pelos dos gatos caem tanto?

cat-636172_1920

04 jun Por que os pelos dos gatos caem tanto?

Spoiler: eles não “caem tanto”. Mas essa é uma preocupação muito recorrente dos donos de bichanos, não é mesmo? Segundo o médico veterinário Eduardo Zaneli, o motivo é bem simples: nós temos a mania de comparar gatos e cães – e isso não faz muito sentido. “Dentro dessa comparação, os pelos de gato realmente caem mais, mas estamos falando apenas da espécie felina, e essa queda de pelos é muito comum”, explica.

Essa troca de pelos dos nossos melhores amigos é, de fato, bem curiosa. Segundo Eduardo, gatos de pelo curto e semi longo tem uma peculiaridade interessante. “Os pelos têm taxa de nascimento, crescimento e morte ao redor de três semanas, e é por isso que a troca é tão constante”, conta. Essa diferença não está relacionada a raças de gatos, mas justamente às pelagens. “Gatos de pelo curto têm uma taxa de troca um pouco mais elevada do que os gatos de pelo mais longo, já que o tempo de crescimento é menor”, completa.

Há, porém, um fator que pode influenciar um pouco mais essa troca. “Em lugares com o clima mais bem definido, quando o ambiente passa a ser mais quente o gato perde o pelo um pouco mais espesso, geralmente na primavera, e a troca passa a ser mais acentuada”, conta Eduardo.

Os proprietários dos bichanos devem ficar atentos quando os bichinhos mostrarem alguma descamação ou falha de pelos. “Neste caso, vale a pena ir a um veterinário e realizar um exame de pele visual”, recomenda o médico veterinário. Segundo Eduardo, uma dieta de qualidade trará uma pelagem de qualidade, e o contrário pode trazer pelos quebradiços. Ainda em termos de doenças, uma das condições que manifesta a fragilidade do bichinho é a verminose, que causa uma queda um pouco maior de pelos e a própria falha de pelagens.

Quer tornar esse processo ainda mais tranquilo para seu gato? Realize escovações diárias nele. “Isso auxiliará a não ter pelos espalhados na sua casa nem grudados na roupa do proprietário”, aconselha Eduardo.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.