Portal Melhores Amigos | Por que os gatos vomitam tanto?
Descubra porque seu gato está sempre vomitando.
1305
single,single-post,postid-1305,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que os gatos vomitam tanto?

gato_vomito_frequente

15 fev Por que os gatos vomitam tanto?

Donos de gato costumam ter uma preocupação em comum. Vira e mexe, o bichano, todo fofo e saudável, pode entrar em uma crise de vômito. Como descobrir a causa? Elas podem variar de insuficiência renal a intoxicação alimentar. Claro que uma visita a uma clínica especializada é fundamental para investigar. Aqui, a médica veterinária Luciana Deschamps, da Sr. Gato, dá algumas dicas para que os donos prestem atenção.

Ela conta que toda semana chegam à clínica gatos com quadro de vômito. Insuficiência renal é uma das causas e, geralmente, está relacionada à idade. Pode também ser um problema renal congênito, que aparece desde filhote.

O gato tem o costume de se limpar e, nesse processo, acaba engolindo bolas de pelo. Nesse caso, Luciana recomenda que o dono escove o pet pelo menos duas vezes por semana e estimule o consumo de água. O mercado também oferece pastas comestíveis nacionais e importadas que evitam a formação de bolas de pelos e aliviam o sofrimento dos bichos.

Outra causa bastante comum é a intoxicação alimentar. “O gato é sofisticado para tudo, menos para água. Ele toma água mineral e água do box, com resíduos de xampu, com  a mesma satisfação. E uma coisa importante: gato gosta muito de cheiro de água sanitária. Alguns chegam até com úlcera na língua dependendo da quantidade”, explica Luciana.

A médica veterinária dá outras dicas. Como a distância do nariz do gato para o chão é curta, preste atenção nos produtos de limpeza utilizados nos ambientes por onde o gato circula. Se você mora em prédio, é bom ficar de olho nos períodos de dedetização das áreas comuns. Plantas também podem ser perigosas. “Tem planta que mata o gato. O talo do lírio da paz, por exemplo, pode ser fatal”, adverte Luciana.

Então, vamos prestar bastante atenção em nossos bichinhos!

 

 

Por: Ana Carolina Barbosa
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.