Portal Melhores Amigos | Por que meu peixe pula para fora do aquário?
2557
single,single-post,postid-2557,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que meu peixe pula para fora do aquário?

peixe-aquario_FREE-PIK

09 fev Por que meu peixe pula para fora do aquário?

A cena não é muito comum, mas, quando acontece, costuma assustar bastante quem possui peixes. Ver seu peixinho de estimação pulando para fora do aquário pode ser sinal de que algo não vai bem, mas também pode ser algo esperado do comportamento de algumas espécies. Então, não se desespere e fique atento a alguns cuidados.

Há diversos motivos que fazem com que os peixes saltem. Algumas espécies de peixes recém-introduzidas pulam do aquário porque não se adaptaram tão facilmente ao novo ambiente. Já outras têm o hábito de pular, independentemente do ambiente. Segundo o médico-veterinário Pedro Henrique Cardoso, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia Experimental Aplicados às Zoonoses pela FMVZ/USP, “é importante, antes de adquirir um animal, conversar bastante com o lojista sobre o comportamento de determinadas espécies de peixes”. Assim o dono fica sabendo como é o pet que está levando para casa.

Caso seu peixinho não seja um dos saltadores, ele só terá essa atitude quando estiver incomodado com algo. “Peixes podem, sim, pular do aquário quando há má qualidade de água, com alto nível de amônia, por exemplo”, explica Pedro. Por isso, a manutenção periódica no aquário é muito importante, sempre respeitando os padrões da qualidade de água.

Além disso, o ambiente ao redor do aquário na sua casa pode interferir diretamente na vida dos peixes. “O índice de refração na água é diferente do índice de refração no ar. E, dependendo da intensidade da luz que vem de fora, é possível que alguns peixes pulem”, acrescenta o médico-veterinário. Peça a ajuda de um especialista para deixar o espaço que abriga o aquário ideal para seu animal.

Se um dia ver seu peixinho caído, fora da água, siga algumas recomendações. Primeiramente, é preciso ser ágil e colocar o peixinho o mais rápido possível em um contêiner com água. Pedro explica em detalhes o procedimento: “O ideal é colocar a água do aquário num recipiente, e depois colocar o peixe nele. Deixe-o por alguns minutos antes de introduzi-lo no aquário, pois o local onde ele ficou fora do aquário pode estar contaminado por microrganismos ou toxinas que, se colocadas no aquário, terão efeitos maléficos”. Caso fique na dúvida quanto à saúde dele, um especialista ou médico-veterinário poderá ajudar. Mas na maior parte das vezes, é apenas um grande susto e tudo volta ao normal.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.