Portal Melhores Amigos | Por onde será que os gatos transpiram?
como os gatos transpiram, suor de gato, transpiração de gato
1236
single,single-post,postid-1236,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por onde será que os gatos transpiram?

transpiracao_gatos

27 jan Por onde será que os gatos transpiram?

No verão, como os gatos vencem o calor? Eles transpiram, claro. Mas a reposta é menos óbvia do que parece. Isso porque a transpiração ocorre por uma parte bastante inusitada do corpo do bichano: suas patas. Ou melhor, pelas fofas e rosadas almofadinhas das patas.

Gatos até possuem algumas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, mas, como são cobertos por pelos, o efeito de resfriamento é minimizado. A maior parte dessas glândulas está localizada nas almofadas das patas. Por isso, no verão, eles podem deixar um rastro de pegadas úmidas conforme andam.

Ao contrário dos nossos amigos caninos, os gatos evoluíram como animais do deserto e conseguem lidar melhor com o calor. Suas grandes e finas orelhas são um importante mecanismo natural de resfriamento do sangue que circula nessa região. Mas isso não significa que eles não fazem o possível para evitar o calorão. Pelo contrário, eles procuram ambientes frescos e com sombra, esticam-se em superfícies mais geladas, bebem água fresca e lambem os pelos do corpo para distribuir saliva, que evaporará e provocará resfriamento.

Assim como os cães, os gatos também ficam ofegantes para se resfriar. Desta forma, o calor do tórax escapa por meio da umidade – produzida pelas membranas mucosas da língua, boca e garganta –, que evapora e provoca o resfriamento do animal. No entanto, se o seu gato fizer isso, fique atento! Apenas gatos extremamente estressados com o calor ofegam. Ajude-o imediatamente a se esfriar molhando o pelo dele com água gelada, providencie água para ele beber e transporte-o para um local mais fresco.

Cuidado com a insolação!

 Nem sempre suar pelas almofadinhas das patas basta para regular a temperatura dos gatos. Se a temperatura corporal do bichano subir para 40,5ºC, ele corre perigo de insolação. No gato, os sintomas da insolação são falta de coordenação e vermelhidão nas membranas mucosas da boca, além do bicho ficar ofegante. Convulsões também podem ocorrer.

Insolação em gatos pode ser um problema muito sério! Ele pode até morrer se não for acudido. Então, se você suspeita que seu pet esteja neste estado, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. “Para transportá-lo até o consultório ou hospital, envolva seu pescoço com toalhas frescas e molhadas e leve-o em um veículo com ar condicionado, se possível”, recomenda o médico veterinário Ron DeHaven, da Associação Americana de Medicina Veterinária.

Vale lembrar que, em nenhuma circunstância, você deve deixar seu pet trancado no carro durante o verão. “Mesmo com as janelas abertas, a temperatura do carro pode subir para 40ºC em apenas uma hora. Isso significa que a insolação, e até mesmo a morte, pode acontecer em poucos minutos”, alerta DeHaven.

 

 

Por: Marina Maciel
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.