Portal Melhores Amigos | Perda na coloração das penas pode significar má alimentação
3115
single,single-post,postid-3115,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Perda na coloração das penas pode significar má alimentação

Periquito

09 ago Perda na coloração das penas pode significar má alimentação

A nutrição adequada é um dos principais fatores a ser considerado ao adotar uma ave como pet, já que uma dieta saudável e nutritiva é essencial para manter a saúde e a vida longa do seu bichinho. Um dos sinais de que a alimentação não está correta pode ser a mudança na coloração das penas desses animais.

“A perda na coloração das penas pode significar má alimentação, mas pode ser também devido a uma alteração genética, ou algum problema mais sério, como doenças hepáticas, doenças virais, aflatoxinas, entre outros”, explica Thalita Queté, médica-veterinária especializada em animais silvestres e exóticos do Centro Veterinário Queté.

Por isso, ao perceber uma mudança na cor do animal, o ideal é levá-lo a um veterinário, que o avaliará para encontrar o problema, seja corrigindo a alimentação ou solicitando exames para identificar outras possíveis causas, indica a especialista.

A veterinária ainda alerta para outros sinais de má alimentação. “Podem ocorrer alterações no bico da ave, como um crescimento exagerado por falta de alguns nutrientes, ou a descamação exagerada no bico também”, explica. Quadros respiratórios – como sinusites, infecções respiratórias e placas esbranquiçadas dentro do bico – podem surgir quando ocorre deficiência de vitamina A.

Outros sinais de alerta são o aumento no peso, ou seja, quando o animal fica obeso por ingerir um excesso de gorduras, ao ser alimentado com muitas sementes. “Também pode ocorrer a doença óssea metabólica, principalmente em filhotes, que podem ficar com as patas tortas ou até mesmo terem fraturas devido a falta de cálcio no organismo”, conta.

Com o alerta da médica-veterinária, fica claro que a alimentação, quando não adequada, pode causar diferentes problemas de saúde para o seu pet e, por isso, devem ser prioridade no cuidado de aves. No entanto, não existe uma alimentação ideal para todas as aves, já que isso varia de espécie para espécie. “Existem espécies que se alimentam de frutas e verduras, outras de insetos, outras são carnívoras… É sempre importante saber o que a ave precisa até mesmo antes de adquirir o animal”, indica a veterinária.  No caso de dúvidas, é importante consultar um médico especializado para se informar e garantir que o seu amigo de penas está recebendo todos os nutrientes que precisa para se manter saudável.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.