Portal Melhores Amigos | Peixe-porco-palhaço: parece piada, mas ele é durão
2194
single,single-post,postid-2194,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Peixe-porco-palhaço: parece piada, mas ele é durão

Clown triggerfish

24 out Peixe-porco-palhaço: parece piada, mas ele é durão

Pense na imagem de um peixe. Agora, na imagem de um porco. Ok? Agora, na de um palhaço. Junte tudo na sua cabeça e o resultado não terá nada de semelhante ao que a natureza criou, e que o ser humano batizou de Peixe-porco-palhaço (Balistoides conspicillum).

Origem

Solitário, com nome engraçado e fama de mau, é um peixe bastante admirado por seu visual, exibindo a região da boca dentro de uma mancha amarela, como um “batom”, manchas circulares brancas no corpo preto, que vão das laterais até a região do ventre, e coloração amarelada na parte superior do corpo.

Na natureza, é encontrado a partir da costa leste da África, no Oceano Índico, passando pela Indonésia, Papua-Nova Guiné, Japão, até o arquipélago da Nova Caledônia, nos extremos do Pacífico. Gosta de morar próximo a recifes de corais e de rochas onde pode se proteger de predadores. Quando ameaçado, utiliza sua espinha localizada na  parte inferior do seu corpo, para prender-se às rochas de coral, escondendo-se e fixando-se fortemente.

Hábitos e temperamento

Habitantes do fundo do mar procuram presas como pequenos vermes, crustáceos, moluscos e outros tipos de animais, e conseguem, com as barbatanas, mover a areia depositada no solo para procurar alimento. Também o fazem soprando jatos de água. Mas, talvez a característica mais marcante – literalmente – seja a mordida desse peixe, que assim como a de todos os Balistídeos, é muito potente, conseguindo virar ouriços-do-mar de ponta cabeça e atacá-los por debaixo, onde há menos espinhos. Podem, inclusive, morder com seus oito dentes afiados, nadadores desavisados, deixando marcas profundas. O Peixe-porco-palhaço, quando filhote, apresenta um comportamento menos agressivo, mas se divide o aquário com outros animais, é recomendado trocá-lo de ambiente quando ganha proporções maiores. Chega à idade adulta a partir dos 30,5 cm, em média.

Vida como pet

O Peixe-porco-palhaço tem sido procurado por aquaristas por seu visual exuberante e relativa facilidade de trato dentro do aquário, já que é considerado um peixe resistente, mas por ser muito territorial (de maneira geral, como parte da família Balistídeos, são especialmente agressivos perto de seus ninhos) e ativo, pode tornar-se hostil com peixes menores ou com membros da mesma espécie. Por outro lado, entre os atrativos está sua inteligência, já que um peixe saudável e habituado ao criador consegue não somente reconhecê-lo, como também aceitar comida diretamente da mão. Seus olhos, que possuem rotação independente, analisam todo o ambiente onde estão, como um examinador sempre atento a um petisco.

A compra de animais como este deve ser feita preferencialmente em estabelecimentos que trabalhem com criadouros, já que a pesca no ambiente selvagem tem feito com que o número desses animais diminua em seu habitat natural.

Então já sabe, para adquirir um lindão como esse, opte apenas por criadouros legalmente autorizados, nada de tirar o peixinho do seu habitat.

 

Fontes: 1, 2, 3, 4 e 5.

 

Por André Spera
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.