Portal Melhores Amigos | Papo de gato: entenda os diferentes tipos de miados
551
single,single-post,postid-551,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Papo de gato: entenda os diferentes tipos de miados

1106_tipos_de_miado_gatos

09 jun Papo de gato: entenda os diferentes tipos de miados

Pais e mães reconhecem o que o bebê deseja pelo tipo de choro. Sabem quando é dor, quando é fome e até quando é manha. A falta de palavras não impede a comunicação. Da mesma forma que os bebês, os gatos usam diferentes tipos de miado para chamar a atenção dos seus donos.

Geralmente, vocalizar não é o modo favorito de comunicação dos bichanos. Eles preferem uma complexa linguagem que envolve movimentos corporais, expressões faciais, tato e olfato. Mas, em milhares de anos de convivência com humanos, eles perceberam que não somos tão versados nesse tipo de comunicação. Por isso, os gatos usam o miado como uma tentativa de se fazer entender por nós. Pode reparar: são poucas as situações em que felinos conversam através de sons. Eles reservam esse método para nós.

Para reconhecer o que seu gato está querendo, primeiro observe o pet, pois os barulhos podem variar de gato para gato e de raça para raça. Maine Coons, por exemplo, raramente “falam” e, quando o fazem, emitem um som que parece um trinado. Siameses são tagarelas e gostam de conversar com o dono; às vezes chegam a responder perguntas e tentam imitar a entonação humana.

No geral, um miado agudo e curto funciona como um cumprimento; você chega em casa e ele diz “oi” à maneira dele. Muitos miados agudos e curtos podem indicar um “olá” com bastante entusiasmo. Talvez você tenha ficado muito tempo fora de casa.

Quando está com fome, o gato geralmente emite um miado em tom médio. Talvez ele até vá em direção ao pratinho e volte para onde você está. Se for bem arrastado e longo é como um pedido insistente para que você realize um desejo ou necessidade. Cheque se a caixa de areia está limpa e se há água fresca e comida disponíveis.

Miados longos e graves costumam indicar reclamação ou protesto. Em alguns casos, podem ser indicativos de que o bichinho está nervoso e quer partir para a briga. Por isso é importante observar a linguagem corporal dele.

Quanto mais alto o volume do som, mais atenção você deve dedicar. É como um grito humano: ele pode estar com dor ou muito irritado. Pode também estar reclamando com você por forçá-lo a tomar um comprimido ou levá-lo ao veterinário. Gatas no cio miam constantemente, o som parecendo um choro longo e sofrido, para avisar aos machos de que está disponível para acasalamento.

Pronto. Com essas dicas, você está pronto para virar um tradutor felino.

 

 

 

 

Por: Paula Saldanha

Nenhum Comentário

Postar um comentário