Portal Melhores Amigos | Paixão por chinelos: como evitar que o cão bagunce a casa
452
single,single-post,postid-452,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Paixão por chinelos: como evitar que o cão bagunce a casa

destaque

04 mai Paixão por chinelos: como evitar que o cão bagunce a casa

Imagine a cena: você passa o dia inteiro fora de casa trabalhando e, ao chegar em casa, só espera dar aquele abraço apertado no seu mascote. Porém, em vez de uma recepção tranquila e calorosa, você encontra rastros de chinelos destroçados, almofadas que se transformaram em flocos de espuma e seu cão, lá no meio daquele cenário pós-apocalíptico abanando o rabo.

Se você se identificou de alguma forma com a situação acima e quer saber o motivo do seu cão ser um destruidor, eis algumas informações valiosas para te ajudar a entender e reverter esta situação.

“O principal motivo é a falta de atividade física e a falta de hierarquia, de estabelecer uma liderança com aquele cão ou matilha”, explica Fernando Baiardi, adestrador e pesquisador em comportamento canino, proprietário da Cão Ativo, empresa que oferece cursos e treinamento para alunos e serviços de passeios diários em todo o Brasil.

De acordo com Baiardi, independentemente da raça, o cão é um bicho instintivamente nômade, que vive em matilha e segue um líder. “Ao fazer parte da vida de um cachorro, a gente precisa impor regras para ele saber que tem alguém provendo essa liderança para o grupo. Então, ao dar atividade física, passear diariamente e desgastar a energia desse cão, este sintoma de destruir as coisas, aos poucos, vai sumindo”, orienta o pesquisador.

“O cachorro sente uma necessidade de gastar energia. Se você não der atividade física, ele vai desgastar de outra maneira, que envolve destruir coisas, latir à toa e outros tipos de comportamento. O passeio, sendo diário e de uma hora por dia, já melhora todo este tipo de desvio de comportamento”, ressalta Fernando.

 

 

 

 

Por Paula Soncela
Nenhum Comentário

Postar um comentário