Portal Melhores Amigos | Os riscos de uma dieta natural para cães e gatos
3550
single,single-post,postid-3550,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Os riscos de uma dieta natural para cães e gatos

dog-833957_1920

23 abr Os riscos de uma dieta natural para cães e gatos

“A alimentação inadequada pode causar diversos problemas como fraqueza, queda de pelo, além de doenças endócrinas, obesidade e diabetes”

Da redação

Ano sim, ano não, novas tendências ou dietas alternativas para animais de estimação aparecem. Uma que tem sido bastante difundida recentemente é que a sugere que cães e gatos devem comer somente alimentos crus, pois estes seriam parecidos com o que se encontra na natureza.

Há, porém, ao menos dois problemas com essa tese. Primeiro, uma questão nutricional. Afinal, uma dieta baseada em carne e ovo, ambos crus, é incapaz de fornecer todos os nutrientes que um animal necessita.  “Uma alimentação inadequada com excesso ou falta de nutrientes pode causar diversos problemas como fraqueza, queda de pelo ou até câncer, além de doenças endócrinas, obesidade e diabetes”, afirma a médica-veterinária Mayara Ramos da Silva.

O segundo problema é que há riscos de contaminações por bactérias como E. coli, Listeria e, especialmente, Salmonella — além de outros agentes patogênicos. “Devemos salientar que os riscos não estão restritos apenas aos animais, pois os humanos que vivem com eles podem ficar expostos a zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os humanos)”, diz Mayara. A transmissão pode acontecer, por exemplo, ao receber lambidas nas mãos ou ao lavar a tigela do animal na pia da cozinha.

Em suma, a adoção de uma alimentação natural para animais deve ser cuidadosamente avaliada, por ser mais arriscada e exigir a orientação e o acompanhamento de um médico-veterinário. As rações são uma solução mais segura, por não estarem sujeitas a infecção, e por já serem nutricionalmente balanceadas de acordo com a idade dos cães e gatos.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.