Portal Melhores Amigos | Os cães têm gosto “musicAU”?
3970
single,single-post,postid-3970,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Os cães têm gosto “musicAU”?

Post_portalmelhoresamigos_7

20 dez Os cães têm gosto “musicAU”?

Talvez você já tenha visto alguns vídeos de animais reagindo a uma música específica, ou cães uivando quando o tutor canta ou toca alguma canção com um instrumento. Além de ser muito divertido, esse tipo de situação sugere que os animais mostram alguma sensibilidade aos sons musicais. Ou seja, informação sonora que possui um significado mais abstrato do que uma palavra que automaticamente remeta à hora de comer, por exemplo.

 

“Já sabemos que música clássica tem a capacidade de acalmar os cães – explica a médica-veterinária Mayara Ramos da Silva Callanan, especialista em comportamento animal – mas outros gêneros mais agressivos podem agitar os pets”.

 

Ou seja, se você quer um cão tranquilo dentro de casa, talvez valha a pena avaliar se não é melhor ouvir seus discos de heavy metal favoritos no fone de ouvido!

 

Brincadeiras à parte, em um ambiente no qual o cão se sente seguro, e com um cotidiano no qual ele está acostumado, o momento musical pode ser uma ótima situação para fortalecer os laços entre pet e tutor.

 

“Em muitos aspectos os cães são como crianças, e podem aprender a apreciar a música com seus tutores”, opina a veterinária. Para que ele entenda que esse é um momento bom e que seu comportamento está adequado, quando ele mostrar tranquilidade, vale a pena apostar no reforço positivo, oferecendo carinho ou um petisco favorito.

 

“Alguns cães podem se sentir mais tranquilos também com o barulho da TV ligada, ou com programas especiais pra cachorro [existem diversos canais no YouTube]. Já outros conseguem interagir com a televisão e ficam entretidos por algum tempo”. Outra coisa que pode ajudar a acalmar um cão são os sprays de feromônios, já que os cães têm o olfato muito apurado”.

 

Mas sempre vá devagar com o volume. Para se ter uma ideia, a audição canina é quatro vezes mais poderosa em relação à distância do som captado, comparada com a audição humana. Os cães também podem ouvir frequências altas, que os humanos não conseguem captar. Na comparação em números, o alcance de frequência dos cães vai de 67 a 45 mil Hz. A capacidade humana vai de 64 a 23 mil Hz.

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.